Internacional

Música

Revista Rolling Stone compila lista com as 200 melhores músicas da década de 80

Limitada a uma canção por artistas, ranking tem escolhas óbvias e muitas surpresas. Conheça as campeãs.


A Rolling Stone publicou em seu site uma lista com as 200 melhores músicas dos anos 80 na opinião de sua redação. O resultado final, que tem “Kiss”, de Prince no topo, não deixa de surpreender, com um ranking bem eclético, mostrando que a publicação surgida em 1967 não quer ser eternamente lembrada como uma revista conservadora em seus gostos.

O top 200 tem, claro, escolhas óbvias, afinal não dá para se falar de anos 80 sem nos lembrarmos, digamos, de “Billie Jean”, “Take On Me” e “Karma Chameleon”, Mas há também muitas surpresas, da entrada das Go-Go’s no top 10 ou o reconhecimento a bandas do underground britânico – The Fall, Spacemen 3 ou My Bloody Valentine – e a pioneiros do hip-hop e da dance music.

Continua depois da Publicidade

As escolhas foram limitadas a uma entrada por artista, e algumas opções são bastante curiosas. Exemplos? O U2 está presente com a versão ao vivo de “Bad”, Bruce Springsteen com a soturna “Atlantic City”, o Police com “When The World Is Running Down, You Make The Best Of What’s Still Around” e o Van Halen com “Everybody Wants Some!!”.

Se há uma crítica a se fazer, está no fato da lista estar basicamente restrita à música cantada em inglês. Fora isso, o top 200 mais uma comprova que os anos 80 foram uma época marcada por uma grande diversidade.

Ela foi receptiva tanto a quem se vestia de amarelo vivo e verde-limão quanto de preto da cabeça aos pés. A quem ostentava luxo e a quem fazia crônicas dos subúrbios e periferias e para quem usava as últimas tecnologias e gravava nos melhores estúdios quanto aos que lançavam discos feitos em gravadores caseiros. Não por acaso, os anos de 1980 a 1989 seguem inspirando gerações e gerações.

Essas foram as 10 músicas melhores colocadas:

10 – “There Is A Light That Never Goes Out” – The Smiths (1986) (“Em um dia de 1982, Johnny Marr bateu na porta de Morrissey e disse que tinha vindo para montar a melhor banda do mundo. Essa música é a prova que eels conseguiram”)

9 – “Running Up That Hill (A Deal With God)” – Kate Bush (1985) (“uma música que pode ser ouvida milhares de vezes e que nunca vira som ambiente”).

8 – “Hungry Like The Wolf” – Duran Duran (1982) (“‘o hit que resumiu perfeitamente os anos 80”).

7 – “Our Lips Are Sealed” – The Go-Go’s (1981) (“o primeiro hit delas, e que fez todas outras bandas parecerem chatas”).

6 – “How Will I Know? – Whitney Houston (1985) (“o despertar criativo de Whitney, o hit que “todo mundo” gostava”).

5 – “Bring The Noise” – Public Enemy (1987) (“o tiro mais aventureiro, radical e furioso do grupo”)

4 – “Billie Jean” – Michael Jackson (1982) – (“o hit que fez “Thriller” se transformar em “THRILLER” – a música que fez de um álbum de sucesso um fenômeno”)

3 – “The Message” – Grandmaster Flash and the Furious Five (1982) (“o mais famoso dos clássicos do hip-hop, um relato de guerra direto das ruas do centro da cidade da América”)

2 – “Like A Prayer” – Madonna (1989) (“Madonna esteve no centro do universo pop dos anos 80, mas guardou seu destaque maior para o final da década”)

1 – “Kiss” – Prince (1986) (“Prince tem algumas dezenas de músicas que poderiam estar no topo desta lista, mas “Kiss” é o som dele se exibindo, seu hit mais brincalhão e perverso, provando que ele é um dos 6 ou 7 dos melhores cantores do planeta”).

Essa playlist tem as 50 primeiras colocadas (A música dos Beastie Boys é dividida em várias partes)

Enjoy!