A Emaar Properties, imobiliária do Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta semana planos para uma expansão de US$ 408 milhões no maior shopping do mundo, o Dubai Mall. O centro comercial de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados vai ter um acréscimo de 240 lojas de luxo, além de restaurantes e praças de alimentação.
O fundador da imobiliária, Mohamed Alabbar, destacou que a expansão será “uma grande adição a um dos locais mais visitados do mundo”. Só em 2023, Dubai bateu recorde de turistas e o grande centro comercial recebeu cerca de 105 milhões de visitantes – número que representa um aumento de 19% em comparação com 2022. Até o momento, não há data para o início das construções.
Continua depois da Publicidade
Localizado ao lado da Fonte de Dubai e do edifício mais alto do mundo, Burj Khalifa, o Dubai Mall também abriga outras grandes estruturas, como o maior aquário do planeta. Além disso, dentro do shopping há um museu de arte digital imersivo, um esqueleto completo de dinossauro, uma grande pista de patinação no gelo e um cinema com 26 salas.
Apesar de a existência de lojas físicas estarem em declínio em todo mundo, os Emirados Árabes têm investido neste mercado nos últimos anos. No ano passado, segundo o relatório anual de economia de varejo do grupo Majid Al Futtaim, investimentos do país na área subiram em 14% e foram impulsionados predominantemente pela moda de luxo, setor que teve um aumento de 31%.
Os gastos em lojas no geral cresceram 16%, já em lazer e entretenimento houve um acréscimo de 15%.
5 curiosidades sobre Dubai
- Ponto de ônibus com ar-condicionado: apesar da maioria das pessoas terem carros super tecnológicos, o transporte público não deixa nada a desejar. Uma curiosidade é que os pontos de ônibus são fechados e com ar-condicionado!
- Proibido mascar chiclete: Sim! Você pode pagar uma multa de 100 dirhams (ou seja, cerca de R$70) se for visto mascando chiclete ou comendo no metrô.
- A maioria das pessoas usa sandálias: além de usarem sandálias por conta do calor, os muçulmanos fazem muitas orações durante o dia. Uma vez que para entrar na igreja é preciso tirar os sapatos, usar sandálias também facilita.
- Beijos e abraços são proibidos em público: segundo a legislação de Dubai, é proibido expressar qualquer demonstração de afeto em público. A única exceção é andar de mãos dadas – quando se é casado!
- Táxi só para mulheres: ao sair do aeroporto de Dubai, você vai se deparar com vários táxis cor-de-rosa que são exclusivos para mulheres, com motoristas do sexo feminino. Este serviço foi criado para mulheres que não querem andar de táxi com homens.
O que fazer em Dubai
Acima de tudo, esse destino tem os olhos do mundo todo voltados para ele. Não é à toa que muitos querem fazer um intercâmbio em Dubai. Com suas atrações exuberantes e arquitetura luxuosa, é muito fácil se encantar pelos prédios decorados com ouro e ilhas artificiais que são muito verdadeiras.
Pontos turísticos que não podem faltar na sua lista com o que fazer em Dubai:
- Dubai Mall
- Burj Khalifa
- Show das fontes
- Gold Souk
- Dubai Marina
- Palm Jumeirah
- Madinat Jumeirah
- Burj Al Arab
- Bur Dubai
- Dubai Miracle Garden
- Dubai Desert Safari
- Mesquita Sheikh Zayed (que, na verdade, fica no emirado vizinho de Abu Dhabi, mas é um passeio bem procurado por quem vai a Dubai).
Onde fica Dubai
Dubai é a maior cidade e emirado dos Emirados Árabes Unidos: uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes.
Além disso, Dubai é o mais populoso entre os sete emirados, com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está situado ao longo da costa sul do golfo Pérsico na península Arábica na Ásia.
O local também é chamado de Cidade de Dubai para distingui-lo do emirado homônimo. É conhecido mundialmente pela sua economia extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e avenidas largas.
A região exatamente onde fica Dubai é a fronteira com Omã e a Arábia Saudita, que por sua vez fica perto do Irã e Catar.
- População: 3,3 milhões de habitantes;
- Idioma: Árabe;
- Moeda: Dirham;
- IDH: 0,815;
- Clima: Quente.