AnúncioAnúncio

Justiça

Brasília

O ministro Mauro Campbell Marques toma posse como corregedor nacional da Justiça

Ele foi empossado no cargo nesta terça-feira (3/9), em solenidade no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.


Participaram da posse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nomeou o ministro para o cargo, além de ministros do governo e de tribunais superiores.

O manauara de 60 anos substitui o ministro Luis Felipe Salomão, que ocupava o cargo. Salomão é, atualmente, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Continua depois da Publicidade

Em concorrida cerimônia, ministro Mauro Campbell toma posse como corregedor Nacional de Justiça – (Fotos: Reprodução/Youtube)

Biografia

Mauro Campbell, nascido em Manaus, foi promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas, em 1987. Foi também secretário estadual da Justiça entre 1991e 1993, secretário da Segurança Pública de 1993 a 1995 e da Controladoria-Geral do Estado em 2004.

Promovido a procurador de Justiça em 1999, foi eleito três vezes procurador-geral de Justiça, desempenhando integralmente os mandatos nos biênios 1999–2001 e 2001–2003 e parcialmente no biênio 2007–2009. Em junho de 2008, renunciou ao cargo depois de ser nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça, em vaga destinada a membro do Ministério Público.

Estiveram na posse de Mauro Campbell o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Aluisio Mendes; a corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello e a desembargadora federal do TRF2, Andréa Esmeraldo.

O novo corregedor substituirá o ministro Luis Felipe Salomão, empossado no cargo de vice-presidente do STJ em cerimônia realizada no último dia 22. Indicado ao cargo pelo Pleno do STJ, Campbell foi nomeado pelo presidente da República após ter o seu nome aprovado por ampla maioria no Senado Federal.

Paralelamente à sua trajetória como ministro do STJ, Mauro Campbell exerceu diversos outros cargos de relevo no Poder Judiciário, como os de corregedor-geral da Justiça Federal e de membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral eleitoral entre 2021 e 2022.

O ministro também teve participação importante em reformas legislativas. Em 2015, presidiu a comissão de juristas instituída pelo Senado com o objetivo de elaborar anteprojeto de lei para desburocratizar a administração pública e melhorar a relação do poder público com as empresas e os cidadãos.

Três anos depois, Campbell coordenou a comissão formada pela Câmara dos Deputados para discutir a atualização da Lei de Improbidade Administrativa. O trabalho da comissão e os debates posteriores no Congresso resultaram na publicação da nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021).

Mauro Campbell Marques também foi diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). À frente da instituição, ele foi um dos coordenadores científicos da I Jornada de Direito da Saúde, que terminou com a aprovação de 47 enunciados. Ainda na Enfam, o ministrou coordenou o primeiro Exame Nacional da Magistratura, no dia 14 de abril.

Campbell também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

Com informações da Agência CNJ de Notícias e Band News Difusora