Internacional

França

Manifestantes jogam sopa no quadro da Mona Lisa, em Paris, em defesa da alimentação saudável

Visitantes foram retirados da sala e equipes do museu iniciaram a operação de limpeza.


Duas ativistas jogaram sopa em uma das obras de arte mais famosas do mundo, o quadro da Mona Lisa, que fica sob um vidro blindado no Museu do Louvre, em Paris. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra o momento exato em que as manifestantes passam por baixo do cordão de segurança e gritam pedindo “alimentação saudável e agricultura sustentável”. O episódio aconteceu neste domingo.

Em seguida, as duas mostram camisetas com os dizeres “Resposta Alimentar”. Visitantes foram retirados da sala e equipes do museu iniciaram a operação de limpeza.

Continua depois da Publicidade

As ativistas pediram a criação de um sistema de segurança social para alimentos sustentáveis. Outros episódios com a obra de Leonardo da Vinci já aconteceram. Em maio de 2022, ela foi alvo de uma torta. Um homem foi detido e levado para atendimento psiquiátrico após jogar o bolo no quadro. Ele estava disfarçada com uma peruca e usava uma cadeira de rodas.

Girassóis de Van Gogh

Duas ativistas jogaram sopa de tomate no quadro “Girassóis”, do pintor holandês, na National Gallery de Londres – Foto: reprodução

Em 2022, ativistas da organização britânica Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nos Girassóis (1888) de Vincent Van Gogh na National Gallery de Londres e se colam na parede. A pintura, que é protegida por uma camada de vidro, tem o valor estimado em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões). A dupla foi presa, segundo a LBC News, sob “dano criminal”. Segundo a galeria, houve alguns danos à moldura, mas a obra de arte saiu ilesa.