O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi preso nesta terça-feira (11) em Manila sob um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI), que o acusa de crimes contra a humanidade cometidos durante sua polêmica guerra contra as drogas.
Duterte foi detido no principal aeroporto da capital filipina, ao retornar de uma viagem a Hong Kong. Segundo as autoridades, ele foi levado para a base aérea de Villamor, onde aguarda possível extradição para Haia, sede do TPI.
Continua depois da Publicidade
A prisão do ex-líder de 79 anos ocorre após anos de investigação sobre execuções extrajudiciais massivas ocorridas entre 2016 e 2022, quando Duterte esteve no poder. De acordo com grupos de direitos humanos, cerca de 30 mil pessoas foram mortas, muitas delas por forças de segurança, esquadrões da morte e vigilantes.
Acusações do TPI
O Tribunal Penal Internacional afirma que Duterte é “individualmente responsável pelo crime contra a humanidade de assassinato”, referindo-se a crimes cometidos tanto durante seu mandato presidencial quanto quando atuava como prefeito de Davao, a segunda maior cidade das Filipinas.
O mandado de prisão, emitido após avaliação de um painel de três juízes, descreve os homicídios como “generalizados e sistemáticos”, com evidências que apontam para uma campanha deliberada de execuções extrajudiciais.
Defesa de Duterte contesta prisão
Os advogados de Duterte alegam que a prisão é ilegal, visto que as Filipinas se retiraram do TPI em 2019, durante seu governo. Entretanto, o tribunal argumenta que sua jurisdição permanece válida para crimes cometidos antes da saída do país.
Harry Roque, porta-voz do ex-presidente, afirmou que os advogados estão trabalhando para impugnar o mandado de prisão e impedir a transferência de Duterte para Haia.
Em resposta às acusações, Duterte manteve seu tom desafiador. Antes de ser levado sob custódia, ele declarou: “Vocês terão que me matar antes de me aliarem com estrangeiros brancos.”

Apoiadores do ex-presidente filipino Rodrigo Duterte protestam do lado de fora da Base Aérea de Villamor, onde ele está atualmente detido após ser preso, em Pasay City, Metro Manila, Filipinas, em 11 de março de 2025. REUTERS/Eloisa Lopez
Governo filipino pode entregar Duterte ao TPI
Fontes do governo indicaram que um avião está pronto para extraditar Duterte ao TPI, marcando uma mudança na postura das Filipinas sob o atual presidente Ferdinand Marcos Jr..