Um total de 116 bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas recentemente debaixo de um parque infantil em Wooler, Northumberland, um condado no norte de Inglaterra.
O primeiro dos dispositivos, que ainda continha uma carga, foi descoberto em janeiro, e foi seguido por descobertas muito maiores. Prevê-se que ainda mais bombas venham a ser desenterradas.
Continua depois da Publicidade
As autoridades britânicas acreditam que aquela zona foi utilizada como campo de treino da Guarda Nacional do Reino Unido e que a munição foi enterrada no final da guerra.
“Nunca pensei que, como vereador paroquial, estaria a lidar com o desarmamento de bombas”, comentou Mark Mather, citado pela BBC. “É impressionante pensar que as crianças estavam a brincar em cima de bombas e tem sido uma situação realmente desafiante. Só limpámos um terço de todo o parque e ainda podemos encontrar outro poço com mais bombas”, prosseguiu.
Em dezembro, o Centro Paroquial de Wooler garantiu uma doação de 150 mil libras para construir um parque infantil totalmente inclusivo, mas a 14 de janeiro foi encontrado o primeiro objeto suspeito durante escavações. Especialistas do Quartel de Catterick confirmaram tratar-se de uma bomba de treino.
No dia seguinte, foi encontrado outro dispositivo, o que levou o Ministério da Defesa a ordenar uma inspeção completa do local. No espaço de dois dias, a empresa especializada Brimstone Site Investigations encontrou mais 65 bombas, cada uma com cerca de 4,5 quilos. O perímetro foi ampliado nos dias seguintes e foram encontradas mais 90 bombas.

Foto: Mark Mather
“Chamam-se bombas de treino, por isso não são ativas, mas ainda carregam uma carga e foram encontradas com o fusível e o conteúdo intactos, o que pode ser perigoso”, esclareceu Mather.
A previsão é que os trabalhos continuem até pelo menos meados de fevereiro.

Foto: Mark Mather