Cultura

Amazonas

Teatro Amazonas recebe Série Rio Negro na véspera do feriado

Concerto Sinfônico abre a temporada com “Romeu e Julieta” de Tchaikovsky.


Manaus – Na véspera do feriado da independência do Brasil, dia (6) de setembro, às 20h, o Teatro Amazonas recebe a primeira temporada da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos. O espetáculo gratuito vai apresentar a obra do compositor russo Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”. A obra baseada na peça de William Shakespeare, foi o primeiro sucesso internacional de Tchaikovsky. A composição em forma de sonata, tem uma carga emotiva, dramática e com o peso da tragédia. O concerto vai ter na programação também, a sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor tcheco Antonín Dvořák.

O ensaio no Teatro ICBEU – Foto: divulgação

Pró Cultura do Amazonas

Nesta terça-feira (5), a Orquestra Pró Cultura do Amazonas realiza das 14h às 17h, no novo Teatro ICBEU, o último ensaio antes do primeiro espetáculo. Atualmente, o grupo possui uma configuração com 50 componentes.

Continua depois da Publicidade

A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.

Série Rio Negro

O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura ocorre na véspera da independência do Brasil, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias (21) de outubro e (18) de novembro, às 20h. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro no Teatro Amazonas, está marcado para o dia (28) de dezembro, com o concerto de fim de ano.

Incentivo à Cultura

O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da ATEM Distribuidora e patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do apoio cultural, o ICBEU é parceiro do projeto, a Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do Instituto. A Série Rio Negro tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais. Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus.

A primeira temporada terá a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e ainda a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

Com informações da Assessoria de Comunicação