AnúncioAnúncio

Cultura

Reino Unido

Oasis retorna aos palcos após 16 anos e esgota quase 1 milhão de ingressos em poucas horas

Fãs tomam as ruas de Cardiff para celebrar o reencontro da icônica banda britânica, que inicia turnê mundial com show esgotado no Principality Stadium.


Cardiff, País de Gales – A banda britânica Oasis deu início, nesta sexta-feira (4), à sua aguardada turnê de reunião após 16 anos longe dos palcos. O retorno, anunciado em agosto de 2024, causou comoção global e movimentou uma verdadeira corrida por ingressos: cerca de 900 mil foram vendidos em poucas horas, segundo estimativas oficiais.

O primeiro show aconteceu no Principality Stadium, com capacidade para 74,5 mil pessoas. A apresentação marca a abertura de uma turnê mundial com 41 datas confirmadas, incluindo paradas na Irlanda, Estados Unidos, Japão, Austrália e Brasil.

Continua depois da Publicidade

Fãs tiram fotos em frente ao “Wonder Wall”, um mural criado pelo artista galês Nathan Wyburn no shopping St David’s, em Cardiff. O mural virou ponto de encontro e celebração para os admiradores do grupo britânico, no País de Gales – Foto: Jordan Pettitt/AP

Desde cedo, a cidade de Cardiff foi tomada por fãs vestidos com camisetas da banda e cantando clássicos do Oasis em pubs lotados. Em frente ao shopping St David’s, um mural inspirado na canção “Wonderwall”, criado pelo artista Nathan Wyburn, tornou-se ponto de encontro para fotos e celebrações.

Entre os fãs estava Mark Cassidy, 31, que viajou de Nova York exclusivamente para assistir ao show. “Estamos eufóricos. Vamos tomar umas cervejas e curtir o clima até a abertura dos portões”, contou.

A volta dos irmãos Liam e Noel Gallagher parecia improvável após a separação conturbada da banda em 2009. Agora, eles iniciam uma série de apresentações que inclui dois shows em Cardiff, cinco em Manchester e passagens por Wembley (Londres) e Murrayfield (Edimburgo).

Preços altos e polêmicas

A enorme demanda por ingressos gerou críticas ao sistema de venda online, que travou diante da procura e deixou milhões em filas virtuais. O uso de precificação dinâmica pela plataforma Ticketmaster levou o órgão britânico de defesa da concorrência a abrir uma investigação.

Mesmo com os preços elevados — alguns ingressos passaram de 130 libras (cerca de R$ 1.000) — fãs como Kira, 25, conseguiram garantir sua entrada. “Estou muito empolgada”, disse, exibindo produtos oficiais comprados no local.

Impacto econômico e expectativa

Segundo estimativas do banco Barclays, a turnê deve injetar mais de 1 bilhão de libras na economia britânica. A banda deve subir ao palco por volta das 20h (horário local), após apresentações de Richard Ashcroft (ex-The Verve) e da banda Cast. O setlist e eventuais participações especiais seguem em segredo.

Liam Gallagher, 52, resumiu o momento nas redes sociais: “Tudo o que importa é como as pessoas se sentem.” Já Noel, 58, refletiu no programa oficial: “Oasis não foi fabricado. Era caótico, imperfeito, cru — e as pessoas entenderam isso.”

A cidade de Cardiff já estava iluminada com o logotipo da banda desde quarta-feira, em uma coreografia aérea feita com drones — um prenúncio do que promete ser uma turnê histórica.