A pré-candidata ao Governo do Amazonas, professora e empresária Maria do Carmo (PL-AM), tem se destacado nas pesquisas eleitorais e acirrado a disputa com o senador Omar Aziz (PSD), até então líder nas intenções de voto. Impulsionada pelo apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Maria do Carmo ganhou força no eleitorado conservador, especialmente na capital, Manaus.
Segundo levantamento interno divulgado pelo Blog do Botelho, realizado entre 10 e 17 de junho, Maria do Carmo saltou de 18% para 28,3% das intenções de voto em apenas um mês. Omar Aziz aparece com 30,3%, enquanto o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), figura com 23,3%. Os votos brancos e nulos somam 14,4%, e os indecisos representam 3,7%.
Continua depois da Publicidade

Foto: Reprodução
O crescimento da candidata reflete uma estratégia intensificada de exposição política: presença em eventos do PL, inserções em rádio e TV, e aparições públicas ao lado dos Bolsonaros. A movimentação reforçou sua imagem como a principal representante da direita no estado.
Em maio, Maria do Carmo esteve em Brasília para articular alianças e garantir o apoio da executiva nacional do PL. Em reunião com o presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, e com os Bolsonaros, ela foi confirmada como a principal aposta liberal para a eleição de 2026 no Amazonas.
Nos bastidores, aliados demonstram otimismo com o desempenho da pré-campanha. Analistas políticos apontam que a ascensão da professora pode representar uma mudança no cenário eleitoral. “A base bolsonarista em Manaus é muito forte, e Maria do Carmo está capitalizando esse apoio com eficiência”, avalia o cientista político André Tavares.
Embora a corrida ainda esteja em fase inicial, o ritmo de crescimento da pré-candidata do PL já começa a incomodar tradicionais figuras da política amazonense. Se expandir sua influência para o interior do estado, Maria do Carmo pode emergir como um dos principais nomes da disputa estadual de 2026.