AnúncioAnúncio

Guerra

Oriente Médio

Milhares comparecem ao funeral do deputado assassinado do Hamas em Beirute

Milhares de pessoas se reuniram na quinta-feira em Beirute para o funeral do vice-líder do Hamas, Saleh al-Arouri, que foi morto na terça-feira por um suposto ataque de drone israelense. A cerimônia ocorreu em meio ao aumento das tensões no Líbano, um dia depois que o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o assassinato de Arouri "não ficaria sem resposta e impune".


Resumo:

  • Milhares de pessoas se reuniram em Beirute nesta quinta-feira (04) para o funeral do vice-líder do Hamas, Saleh al-Arouri , morto na terça-feira por um suposto ataque de drone israelense.
  • O chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Turk, disse nesta quinta-feira (04) que estava “muito perturbado” após comentários de altos funcionários israelenses pedindo que os palestinos deixassem Gaza. Dois ministros israelenses de extrema direita  pediram que os palestinos “emigrassem” do enclave e que os colonos israelenses retornassem.
  • No ataque desta quinta-feira em Al-Mawasi, a oeste de  Khan Younis , funcionários do Ministério da Saúde disseram que nove crianças estavam entre os 14 mortos depois que bombas israelenses caíram perto de tendas erguidas na área por pessoas deslocadas. Na Cisjordânia ocupada, as forças israelenses revistaram casas no campo de refugiados de Nour al-Shams, na cidade de Tulkarm, num segundo dia de ataques ali. Moradores disseram que as tropas detiveram pelo menos 120 pessoas e demoliram três casas, incluindo uma pertencente a um membro das Brigadas Tulkarm, um grupo militante ligado à facção palestiniana Fatah .
  • O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, partirá hoje (04) em sua quarta viagem de crise ao Oriente Médio, disse uma autoridade, enquanto aumentam os temores de que o conflito Israel-Hamas se transforme em uma guerra regional.
  • Autoridades israelenses dizem que 1.139 pessoas foram mortas nos ataques liderados pelo Hamas em 7 de outubro no sul de Israel, entre elas 695 civis israelenses, incluindo 36 crianças. Pelo menos 22.438 pessoas foram mortas e 57.614 feridas no ataque de Israel à Faixa de Gaza, de acordo com o ministério da saúde no enclave administrado pelo Hamas.

Cinco palestinos mortos em ataque aéreo israelense ao campo de Al-Nusseirat

Mesquita de al-Nuseirat, localizada no campo de refugiados de mesmo nome – Foto: Reprodução