Nova York sofreu com fortes chuvas nesta sexta-feira. O metrô teve de ser parcialmente paralisado.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou e estado de emergência após a cidade ter amanhecido completamente inundada, devido às chuvas torrenciais que caíram durante a noite.
Continua depois da Publicidade
As ruas estavam completamente alagadas quando os nova-iorquinos deviam iniciar o dia, causando gigantescos engarrafamentos e sérios problemas de transporte.
Várias linhas de metro permaneceram fechadas, assim como um dos terminais do Aeroporto Internacional LaGuardia. 8,5 milhões de pessoas tinham sido alertadas para a probabilidade de enchentes.
Áreas mais afetadas
Cinco rodovias foram fechadas e o sistema de trens, o principal meio de transporte dos nova-iorquinos, com 3 linhas totalmente suspendidas, outras experimentando atrasos, sendo 10 funcionando parcialmente.
Problemas foram relatados em praticamente todas as regiões da cidade, deixando os nova iorquinos ilhados nesta manhã. A Brooklyn Queens Expressway, um dos principais acessos da região, está coberta de água. Na zona de Mapleton Brooklyn, a água invadiu um ônibus.
No outro extremo da cidade, a Bronx River Parkway está inundada há pessoas presas em seus carros. Na 4th Avenue e Carroll Street, em Park Slope no Brooklyn, completamente inundada, uma espécie de redemoinho de água submergiu no espaço que provavelmente seja um bueiro.
Um homem teve que ser resgatado do veículo que ocupava e carregado nos ombros de um dos bombeiros, em um estacionamento na avenida Passaic.
Aeroportos fechados e voos atrasados
A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, afirmou a um canal de televisão local que mais ônibus seriam disponibilizados,”para podermos criar opções caso não reponham o metrô no horário”, completou.
Ela confirmou também que a situação nos aeroportos estava sendo monitorada de perto e aconselhou a população a seguir acompanhando possíveis alterações em seus voos através da internet.
“Cheguei em 40 minutos. Quando sai de casa me surpreendi porque não parecia que tivesse chovido tanto”, diz Carla Nudel que mora no Brooklyn e precisava chegar ao aeroporto a tempo de tomar o voo marcado para a Argentina. “Meu voo segue em horário, ainda que tenha chovido dentro do aeroporto.”, disse ela sobre a imagem de caixas de plástico sendo utilizadas para conter a chuva que invadiu o saguão do aeroporto. John F. Kennedy.
Apesar da chuva, o JFK continua funcionando normalmente, apenas com alguns atrasos. Outros aeroportos, como o La Guardia, estão funcionando parcialmente e os terminais Newark não reportaram mudanças em seu cronograma de voos.
Escolas tiveram que ser evacuadas
Os alunos da PS 132 no bairro do Brooklyn tiveram que ser transferidos para outra escola nas imediações porque uma das caldeiras da escola estaria emitindo fumaça. Em outros locais, os estudantes estão abrigados e protocolos contra enchentes estão sendo aplicados.
“Uma parte das nossas escolas foi invadida pelas águas, mas nada afetou a sua capacidade de educar os alunos com segurança”, afirmou o distrito numa atualização recente.
A partida de baseboll entre o New York Mets e o Philadelphia Phillies marcada para esta sexta-feira (29), que aconteceria no estádio Citi Field, teve de ser adiada.
Com agências – imagens: Band News