AnúncioAnúncio

Cultura

Amazonas

Morre a torcedora fervorosa do Boi Garantido, Roseane Novo, que também deixou composição musical para o bumbá – Veja vídeo

Roasene Novo foi além da torcida e ajudou o Garantido patrocinando o movimento vermelho e branco em Manaus e itens do bumbá em Parintins.


Morreu hoje (14-09) em Manaus, Roseane Novo, considerada a maior torcedora e benemérita do Boi-Bumbá Garantido. Roseane esteve internada por mais de um mês em um hospital particular com problemas pulmonares.

Conhecida como comadre do Garantido, ela tinha forte envolvimento com o bumbá ajudando, com recursos próprios, a promover o movimento em Manaus e a colocar o boi na arena do Bumbódromo em Parintins. Roseane Novo, era mãe da Rainha e Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, Tame Novo.

Continua depois da Publicidade

Foto: reprodução

Sua marca era o vermelho. Estava sempre vestida com as cores de seu boi em todas as ocasiões. Rosiane teve grande participação na divulgação do boi-bumbá de Parintins, em Manaus, na década de 1990.

Foi ela que bancou viagens do levantador de toadas David Assayag no início de sua carreira na capital.

Também foi ela, juntamente com o compositor Tadeu Garcia, que tirou David Assayag do Caprichoso e o levou para o Garantido em 1994. David já estava com sua roupa pronta para entrar na arena do espetáculo azul e branco, quando ela e Tadeu sumiram com David no dia 27 de junho daquele ano.

David, então, apareceria à noite, mas cantando no baixa de São José.

Em sua casa em Manaus, no bairro Japiim, Roseane costumava realizar rodas de toadas.

Roseane e Zezinho Cardoso – Foto: arquivo pessoal

“A sua PAIXÃO estava no seu BOI GARANTIDO e não no bolso, coisa cada vez mais rara nos dias de hoje.” Zezinho Cardoso – Empresário e compositor.

“Talvez ela tenha sido a pessoa que melhor definiria a devoção ao movimento. Imagina o sofrimento dela ao conviver com o atual estado de coisas no Garantido. Espero que a agremiação demonstre algum reconhecimento ao histórico dela.” – Gilmário Campos – Técnico e produtor musical

Carliette Oliveira, Loló da Mata, Hamida yacub e Roseane – Foto: arquivo pessoal

“A Rosiane nos ajudou muito quando o meu irmão, Amiraldo (Amiraldo da Mata) tocava no curral do Garantido e mais ainda, patrocinava os Kaçauerés, ela era fantástica. Lembro de uma história, que marcou muito, Rosiane barrou a entrada da Fafá de Belém na arena porque ela estava com um vestido preto com umas tartarugas, e iria cantar “Vermelho” na arena. Eu tive que tirar  a minha roupa e dar pra Fafá. A calça ficou meio curta porque ela era mais alta do que eu. Não sei dizer o ano, mas sei que ela queria que a Fafá desse a volta para entrar pelo lado do Caprichoso, porque, de preto, ela não entrava pela porteira do Garantido. Tu já pensou?” Loló da Mata – empresária e amiga de Rosiane Novo.

“Roseani, minha madrinha no Boi Garantido, obrigado por ter me apresentado o Garantido e me tornado parte de um tempo tão maravilhoso enquanto estive no comando dos Kaçauerés.” Edjander Mota – empresário.

“Rosiane foi uma das responsaveis pelo sucesso na minha carreira. Me deu suporte de 1990 até 1996. Não só com dinheiro, mas com aluguel de casa e outros beneficios fundamentais para que eu estivesse bem. Ela era mais que uma amiga, era uma irmã generosa e sempre presente. Todo tempo ela esteve junto e so tenho a agradecer a esta grande alma vermelha.” David Assayag – Levantador do Boi Garantido.

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido publicou um nota de pesar pela passagem de Roseane Novo:

“Uma era chega ao fim…
Então parou o coração de quem fazia a perfeita tradução do amor Garantido. Roseani Novo sobe aos céus sob forte aplausos daqueles e daquelas que habitam o mundo imaginário da Baixa de São José. Ela era o retrato de uma era. Louca pela criação de Lindolfo Monte Verde, gastou e desgastou prestígio, dinheiro, patrimônio, relações familiares, políticas e tudo mais que pudesse ser utilizado para um único fim: ver o encantado Garantido ganhar na arena de seus sonhos e paixões. Sempre foi mulher de guerra e uma menina cheia de amor, um amor irresponsável folclórico e hilário. Seus amigos e amigas choram mas também riem das lembranças da Roseani. Ela era uma era, que hoje chega ao fim. Como ela nunca mais. Vá em paz por entre os campos das roseiras, das luas e das estrelas que adornaram teu coração. Parte um sorriso, fica uma saudade.”
Com amor: Garantido.

O velório será nesta sexta-feira (15) a partir das 13h na funerária Canaã, ao lado da Pizzaria Lopiano. O sepultamento será no sábado as 15h no cemitério Recanto da Paz.