A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal, Professora Maria do Carmo, reafirmou seu compromisso com o agronegócio sustentável e o fortalecimento da produção rural no Estado durante um encontro realizado no último fim de semana com os produtores de pitaya da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Amazonas (Coompram). A reunião, que aconteceu na Vila Taboca, no ramal Rio Branquinho, KM 67 da BR-174, foi marcada por um importante diálogo sobre os desafios enfrentados pelos agricultores locais, especialmente no que diz respeito à infraestrutura deficiente.

Professora Maria do Carmo, reafirmou seu compromisso com o agronegócio sustentável em visita aos produtores de pitaya da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Amazonas (Coompram)
“Essas famílias estão longe do acesso e enfrentam enormes dificuldades para escoar sua produção. Temos que resolver isso, melhorar a infraestrutura e criar alternativas sustentáveis para o campo. O Amazonas tem grande potencial e as pessoas aqui merecem apoio para prosperar”, afirmou Maria do Carmo, enfatizando a importância do agronegócio na região.
Continua depois da Publicidade
O ramal Rio Branquinho, onde vivem cerca de sete mil pessoas, tem 14 vicinais e mais de 200 produtores de pitaya, sendo que, no total, mais de 800 agricultores e pecuaristas são atendidos pela Coompram. Apesar da produtividade, as péssimas condições da estrada e a falta de energia elétrica têm sido grandes obstáculos. “Nosso ramal de terra batida se torna intransitável durante a chuva, prejudicando a produção e o transporte dos produtos. Além disso, a falta de energia impacta diretamente a qualidade do nosso trabalho. Já perdemos muitas mercadorias por causa disso”, explicou Israel Feitosa, presidente da Coompram.

“Problema tem muito, mas a falta de energia impacta diretamente a qualidade do nosso trabalho”, explica Israel Feitosa, presidente da Coompram
Apesar das dificuldades, os produtores estão otimistas com uma nova parceria que está sendo fechada com uma rede de supermercados do Sul do Brasil, para a venda de pitaya industrializada em cubos. “Se conseguirmos garantir um fornecimento regular de energia e melhorias na infraestrutura, nossa produção poderá crescer e alcançar novos mercados”, concluiu Feitosa.
A reunião com os produtores de pitaya reflete a visão da Professora Maria do Carmo de promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais no Amazonas, por meio de políticas públicas que incentivem a produção local e a infraestrutura necessária para o escoamento da produção.

Pitaya, rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, ela é uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável.
Pitaya: Propriedades e Benefícios
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é um fruto exótico que se destaca não apenas pela sua aparência vibrante, mas também pelos diversos benefícios à saúde.
Propriedades:
-
Vitaminas: A pitaya é rica em vitamina C, essencial para o sistema imunológico, e contém também boas quantidades de vitaminas do complexo B.
-
Antioxidantes: Contém betalaínas e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
-
Fibras: A fruta é uma boa fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e contribuem para o controle de níveis de colesterol.
-
Minerais: Possui minerais importantes como cálcio, ferro e magnésio, que são essenciais para a saúde óssea e muscular.
Benefícios:
-
Ação antioxidante: Ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas, além de retardar os efeitos do envelhecimento.
-
Melhora a digestão: A alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e contribui para a saúde digestiva.
-
Controle de peso: De baixo valor calórico e com boa quantidade de fibras, a pitaya ajuda a promover a saciedade e controlar o apetite.
-
Fortalecimento imunológico: A vitamina C presente na fruta aumenta as defesas do corpo, combatendo infecções e gripes.
-
Saúde cardiovascular: A presença de antioxidantes e fibras pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
A pitaya é uma fruta leve e refrescante que pode ser consumida in natura, em sucos, saladas, smoothies, ou até mesmo como ingrediente em sobremesas e receitas criativas. Além de saborosa, ela traz um conjunto de benefícios para a saúde.
Fotos: Assessoria MC
Assessoria de Imprensa
Alita Falcão – (92) 99152-0446
[email protected]