Depois de 33 anos, de volta ao mesmo palco do Maracanã, com uma turnê que traz em seu repertório muitas das canções daquele primeiro show no Brasil, poderia se pensar que Paul retornava ao mesmo ponto — “dançando em círculos”, como na letra de “Figure of Eight”.
Porém, já nos primeiros minutos, o ex-Beatle nos lembra que nenhum homem — ou Quarrymen, numa alusão à banda que primeiro uniu os então adolescentes Paul, John e George — se banha duas vezes no mesmo Rio.
Continua depois da Publicidade
“Can’t Buy Me Love” abriu a noite quente de Maracanã lotado. A voz ainda sustenta a canção, mas obviamente não guarda o mesmo vigor da interpretação de 1990. E menos ainda da gravação original, quando Paul tinha 20 e poucos anos.
Em vez de empalidecer o hit, porém, a garganta curtida pelo tempo — ao lado do inegável vigor remanescente — torna ainda mais significativa e comovente sua presença ali.
A declaração de princípios juvenil e inocente, contrapondo dinheiro e amor, pulsa viva na voz de um senhor de 81 anos, pleno de dinheiro e de amor — como o Maracanã lotado testemunha. A afirmação do sonho impossível da inocência eterna, da renovação incessante pelo mergulho nos mesmos rios das mesmas canções — os tais clássicos.
Na sequência, o artista emendou duas de sua banda Wings, “Junior’s Farm” e “Letting Go”, que afirmam, além da pressão ajustada da banda, sua ourivesaria de compositor pop para além dos Beatles.
“Oi, Rio. Qualé cariocas?”, disse, na primeira vez em que se dirigiu à plateia, em sua costumeira busca de expressões locais das cidades onde se apresenta. “Esta noite vou tentar falar um pouco de português. Um pouquinho”, arriscou, em português, minutos depois.
O roteiro das apresentações da turnê de oito shows em cinco cidades brasileiras, além de uma apresentação pocket no Clube do Choro, em Brasília, inclui ainda músicas de diferentes momentos de sua carreira solo e uma da fase proto-Beatles, com o Quarrymen.
A turnê de Paul McCartney, que começou em Washington, nos Estados Unidos, em abril de 2022, percorreu o país norte-americano e o México antes de chegar ao Brasil. Essa é a primeira vez que o ex-Beatle se apresenta por aqui desde os shows da “The Freshen Up Tour”, em 2019.
Filhas de Paul McCartney curtem piscina no Rio antes do show do pai

Filhas de Paul McCartney, Stella e Mary, com fãs na em piscina do Copacabana Palace – Foto: Reprodução/ Instagram
As filhas Stella e Mary McCartney foram vistas na área da piscina do hotel Copacabana Palace, lugar que se hospedam com o pai.
As duas foram clicadas em uma selfie publicada pela fã Ana Gabriela Maia em seu perfil no Instagram. “Um sábado qualquer”, escreveu ela na legenda.
A presença de Stella e Mary McCartney no Brasil levanta a hipótese dos fãs de que o último show de Paul McCartney no Brasil pode ser, na verdade, a deixa para a aposentadoria do cantor, que já está com 81 anos.
O show deste sábado (16) é o último da turnê “Got Back” e não há novas datas de show previstas para o ano que vem no site oficial do músico.
Paul McCartney tem transmissão da apresentação deste sábado (16), nas plataformas de streaming Star+ e Disney+ a partir das 21h15 (horário de Brasília).