AnúncioAnúncio

Brasil

Meio Ambiente

Brasil poderá ter neve pela primeira vez este ano. Frio deve atingir sul do Amazonas

Ambiente favorável para a ocorrência de neve e outros tipos de precipitação de inverno deve ser observado no Sul do Brasil entre os dias 28 e 29 de maio de 2025.


Foto: Reprodução

Nos últimos dias de maio de 2025, as condições meteorológicas serão especiais no Brasil. Uma grande e forte frente fria avança sobre o país associada a um ciclone extratropical e a uma onda de frio. Além de temporais de chuva e ventania gelada, esta frente fria vai proporcionar condições favoráveis para a ocorrência de neve no Sul do Brasil pela primeira vez este ano.

Muita umidade e frio

Uma atmosfera muito fria e úmida é fundamental para a ocorrência da neve e de outros tipos de precipitação invernal e é exatamente isto que deve ocorrer entre os dias 28 e 29 de maio de 2025.

Continua depois da Publicidade

Para nevar é preciso que a atmosfera esteja muito fria, com temperaturas abaixo de 0°C, nas camadas de ar acima da superfície e que haja bastante umidade para formar as nuvens que poderão conter os flocos de neve, que são aglomerados de cristais de gelo. A neve é um tipo de precipitação e, portanto, cai de uma nuvem.

Tipos de precipitação de inverno (Fonte: Climatempo/NOAA)

Ciclone extratropical e ar gelado

Durante o dia 28 de maio, em superfície, o ciclone extratropical que vem com a frente fria, vai injetar a umidade do mar sobre o Sul do Brasil para garantir a formação das nuvens na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, o ar gelado da onda de frio estará avançando com força sobre a região Sul. Em torno de 5 quilômetros de altitude, uma baixa pressão atmosférica estará ingressando sobre o Rio Grande do Sul e terá a função muito importante de concentrar a umidade e impulsionar o ar gelado e úmido para as camadas mais altas da atmosfera criando, assim, um ambiente favorável para a formação de nuvens que possam conter cristais de gelo e neve.

No dia 28, a presença de uma baixa pressão atmosférica em torno de 5 km de altitude, será muito importante para gerar as condições para neve no Sul do Brasil (Fonte: Climatempo)

Onde e quando pode nevar

A Climatempo prevê que as melhores condições para ocorrência de neve e de outros tipos de precipitação invernal ocorra entre o fim da tarde do dia 28 de maio e o começo da manhã do dia 29 de maio de 2025.

O infográfico ajuda a visualizar as áreas mais prováveis e a probabilidade de ocorrência das precipitações invernais no Sul do Brasil. A chance de nevar é alta nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, em locais como Bom Jesus e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim, Urupema e Urubici, em Santa Catarina. Mas desta vez, não se descarta também a ocorrência de queda de neve nas áreas mais baixas da serra gaúcha, como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Com uma possibilidade menor, áreas no planalto sul e no planalto norte de Santa Catarina e até o sul do Paraná também têm chance de registrar neve.

Áreas com possibilidade de ocorrência de precipitação invernal entre os dias 28 e 29 de maio de 2025 (Fonte: Climatempo)

No decorrer do dia 29 de maio, com o afastamento do ciclone extratropical e da baixa pressão atmosférica em torno de 5 quilômetros de altitude, a umidade e a nebulosidade diminui sobre o Sul do Brasil e as condições para precipitações invernais vão se dissipando.
No dia 30 de maio, o ar muito seco e gelado estará atuando sobre o Sul do Brasil e já não haverá mais condições para nevar, mas para a formação de geada em grandes extensões dos três estados da região Sul.

Onda de frio deve atingir 12 Estados e chegar até o sul do Amazonas

Na segunda-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para os próximos dias — que significa declínio de temperatura — em 12 Estados: Acre, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Manaus poderá sentir a queda de temperatura – Foto: reprodução

Segundo o Inmet, o choque das massas de ar quente e frio poderá provocar, inicialmente, frio severo nos estados do Sul e em áreas entre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas.

A intensa massa de ar frio deve chegar até Rondônia, Acre e sul e sudoeste do Amazonas. Será o primeiro episódio de friagem mais intenso ocorrido na Amazônia neste ano.

As friagens são episódios causados durante o inverno por influência das frentes frias, que ocasionam quedas bruscas de temperatura, causando diminuição da temperatura e umidade do ar, modificando as características ambientais.

O Inmet ainda alerta que na quinta-feira (29) pode haver neve em áreas das Serras Gaúchas e Catarinense, devido ao ar frio intenso e à condição de chuva.

A previsão é que nos Estados do Sul sejam registradas mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir deste dia, quando aumentará também a condição para geada ampla.

A condição de geada pode atingir também áreas do sul do Mato Grosso do Sul.

Em São Paulo, assim como no sul do Rio de Janeiro, a queda nas temperaturas está prevista para ocorrer nesta quinta-feira.

Chuvas

Enquanto o frio avança pelas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e do Norte, a região Nordeste vem sendo atingida pelas chuvas.

Os volumes desde o início de maio já superara a média histórica para o mês. No período de 1 a 23 de maio, o Inmet contabilizou pouco mais de 460 mm na região de João Pessoa e Maceió.

O total de chuva acumulado em Salvador também já está perto dos 400 mm e na região de Aracaju, em torno dos 350 mm. Na região do Recife já choveu cerca de 400 mm pela medição do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A previsão para os próximos dias é de mais chuva por todo o litoral do Nordeste devido à passagem de uma nova frente fria pela costa da Bahia, deixando a região em atenção.