Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Continua depois da Publicidade
Sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos
O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.
A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.
Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema. A partir das 8h41, a carga volta a subir gradativamente.
6 cidades do Amazonas ficam sem energia
Manaus e mais cinco cidades do Amazonas ficaram em energia elétrica, na manhã desta terça-feira (15). O apagão ocorreu após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia. O desligamento ocorreu às 7h32. A Amazonas Energia informou que houve um desligamento “intempestivo do Linhão de Tucurui”.
![](https://portalcinco.com.br/wp-content/uploads/2023/08/tucurui.jpg)
Foto: reprodução
De acordo com a empresa, o desligamento causou blecaute no sistema de Manaus e Interligados. Além da capital do Amazonas, outras cinco cidades foram afetadas: Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
“No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS”, disse a empresa, em nota.
Comércio
A falta de energia já afeta o comércio em Manaus. Na Rua Gabriel Gonçalves, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, o proprietário de uma panificadora precisou improvisar com velas para conseguir atender os clientes.
![](https://portalcinco.com.br/wp-content/uploads/2023/08/energia.jpg)
Foto: reprodução
João Carneiro, de 43 anos, disse que já contabiliza prejuízo, por causa do pão que não conseguiu assar no forno elétrico, na manhã desta terça-feira. “O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então , tudo isso gera prejuízo”, disse o comerciante.
Escolas
As escolas de Manaus e das demais cidades afetadas liberaram os alunos.
Alguns bairros de Manaus ainda registram falta de energia elétrica e água após apagão.
Com agências