Amazonas

Manaus

A Campanha da Fraternidade 2023 será lançada nesta quarta-feira (22), em Manaus

Pesquisa aponta 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer diariamente no Brasil. O número representa 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil.


Acontece nesta quarta-feira a Abertura da Campanha da Fraternidade (CF)2023 que retrata o tema da fome no Brasil. Em Manaus a atividade será realizada no entorno da Feira da Manaus Moderna, às 9h da manhã, com celebração presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner.

Quem é Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus nomeado como cardeal pelo Papa Francisco | Amazonas | G1

Continua depois da Publicidade

Foto: reprodução

O local escolhido para a abertura da CF é a Feira da Manaus Moderna, por ser um espaço que recebe muitos alimentos e ao mesmo tempo existe um grande desperdício. Na região também há grande concentração de moradores de rua e catadores, buscando os restos de frutas, verduras e legumes para comer, destaca o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Padre Geraldo Bandaham.

“Nós pensamos de fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade num lugar bem conhecido da cidade onde recebe muitos alimentos, onde também há desperdício de alimentos, que vai ser na Feira Manaus Moderna. Lá na Avenida Lourenço Braga tem a Feira da Banana, então tem bastante alimentos e tem também a Feira Manaus Moderna. Ali tem um espaço, onde nós vamos colocar um sistema de som e vamos fazer uma celebração pra marcar a abertura da Campanha da Fraternidade.”

Prefeitura de Manaus sensibiliza permissionários de feiras para combate ao desperdício de alimentos - AmazoniaPress

Foto: reprodução

A abertura da CF acontece sempre com a celebração da quarta-feira de cinzas. O momento marca o início do período quaresmal, em que se recorda os 40 dias em que Jesus esteve no deserto. A igreja orienta sobre algumas práticas que devem ser vividas neste tempo como o Jejum, Caridade e Penitência.

O Cardeal Dom Leonardo Steiner destaca, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a CF no tempo quaresmal por ser um tempo de reflexão.

”A Campanha da Fraternidade acontece no tempo da Quaresma. O tempo da Quaresma é o tempo da conversão, tempo da penitência, tempo do jejum, tempo da esmola. Quer dizer, essa tentativa de nos aprofundarmos no mistério salvífico de Deus em Jesus Cristo. A sua paixão, morte e ressureição. O tempo escolhido para a Campanha da Fraternidade é justamente esse tempo de conversão. A Campanha da Fraternidade deseja entrar nessa dinâmica de conversão, de mudança, de transformação.”

A abertura da Campanha da Fraternidade em Manaus será realizada no entorno da Feira da Manaus Moderna, às 9h da manhã. A Coordenação de Pastoral pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível e frutas para serem doadas aos irmãos em vulnerabilidade social.

A noite a Celebração da Imposição das Cinzas acontece na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição às 18h.

Toda a programação da Quarta-feira de Cinzas, como a Abertura da Campanha da Fraternidade e Santa Missa de Imposição das Cinzas, contará com transmissão ao vivo pela Rádio Rio Mar 103.5 FM.

Leia Mais