A música amazonense está de luto com a triste notícia do falecimento do renomado saxofonista Rudeimar Soares Teixeira, conhecido artisticamente como Teixeira de Manaus. O artista, aos 80 anos, partiu na manhã desta quinta-feira (18) após passar 58 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebia tratamento para um tumor na hipófise.
Filho de agricultores, o artista nasceu no dia 8 de dezembro de 1944 na Costa do Catalão pertencente, na época, ao município de Careiro de Várzea, interior do Amazonas. Aos 8 anos se mudou para a capital para realizar seus estudos e acabou se tornando músico aos 18 anos, tocando nas boates de beira de estrada e nos beiradões. Uma de suas músicas “Lambada para Dançar”, foi um grande sucesso vendendo mais de 100 mil cópias.
Continua depois da Publicidade
Teixeira de Manaus foi reconhecido por sua contribuição singular à cena musical, especialmente por sua habilidade excepcional com o sax alto. Sua expressividade artística e inovação fizeram dele um dos precursores do movimento musical regional denominado “beiradão”, marcando uma era na cultura musical do Amazonas.
A família do músico confirmou a notícia do falecimento, gerando comoção entre seus fãs. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre os detalhes do velório e do enterro.
A partida de Teixeira de Manaus deixa uma lacuna significativa na rica tapeçaria musical da região. Seu legado perdurará como fonte de inspiração para as gerações futuras, e sua música continuará a ressoar como um testemunho eterno de seu talento e dedicação à cultura amazônica.
Homenagens
Ano passado, após uma interrupção de dois anos em razão da pandemia, a Banda do Boulevard 2023 veio com o samba intitulado ‘Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em canção’, o músico Rudeimar Soares Teixeira mais conhecido artisticamente como Teixeira de Manaus foi o homenageado.
Teixeira de Manaus e esposa, Darcy Teixeira. Foto: Acervo Pessoal – Foto: Deice Teixeira
Filhas e neta de Teixeira de Manaus desejando bastante sucesso à Banda. Foto: Acervo PessoalDe acordo um dos organizadores da Banda, Dr. Luis Claudio Chaves, o principal motivo para que o Beiradão de Teixeira de Manaus ter sido escolhido como tema de 2023, se deve em razão de representar um dos ritmos que identificam a cultura amazonense, contribuindo para unir a sociedade, sobretudo em razão da divisão do estado e do país ocorrida nas últimas eleições.
O velório do músico Teixeira de Manaus esta sendo realizado na funerária Recanto da Paz, bairro Santo Agostinho, zona Oeste da capital amazonense.