Amazonas

Manaus

Manaus vai sediar evento estratégico do BID Invest

Manaus vai sediar um dos mais importantes eventos para o setor privado, a ser realizado este ano, como parte da Agenda Global de Sustentabilidade. Trata-se da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24), promovida pelo BID Invest com o apoio do Governo do Amazonas, e que acontecerá no período de 11 a 13 de julho, no Centro de Convenções Vasco Vasques.


A instituição organizadora faz parte do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O BID Invest é um banco de desenvolvimento multilateral, que tem como missão o fortalecimento dos negócios latino-americanos e caribenhos e que trabalha com o foco voltado a resultados financeiros que tenham impactos sociais e ambientais positivos.

Montamos uma equipe que está dando todo suporte ao evento, formada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e de Cultura e Economia Criativa (SEC), pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), além de outros órgãos que deverão ainda se engajar.

Continua depois da Publicidade

O governador Wilson Lima entende, e com muita propriedade, que é importante sediar esse evento, a fim de construirmos aqui parcerias estratégicas e mostrar aos investidores as possibilidades, atrativos e potencialidades para o desenvolvimento de projetos transformacionais, com foco na sustentabilidade ambiental. Além disso, colocá-los em contato direto com a floresta amazônica e apresentar tudo o que tem sido feito para preservá-la, inclusive pelas empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

Essa, sem dúvida, é uma oportunidade única para realizar negócios e compartilhar conhecimentos. É a primeira vez que esse evento, que é bianual, é realizado fora do perímetro dos Estados Unidos. Uma honra que sejamos escolhidos para recebê-lo. Fico feliz com essa oportunidade, porque o BID já é um parceiro de grandes projetos do Governo do Amazonas, conhece a nossa história e sabe da responsabilidade que temos com nossas entregas.

Considero ser um encontro de grande relevância para a região, pela oportunidade de trocarmos experiências e práticas exitosas com relação à sustentabilidade e fazer negócios que ajudarão a manter a floresta em pé e a gerar oportunidades para a população. Aqui estarão investidores internacionais, instituições financeiras, empresas das áreas de turismo, agronegócio, mercado digital, manufatura, entre outros, assim como especialistas da mais alta competência nos temas que serão colocados em discussão.

O evento abrangerá cinco grandes temas: Investimento de Impacto, Amazônia, Inclusão, Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Tratará, também, de ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo. Estarão em discussão assuntos que merecem, hoje, total atenção, como agenda climática, infraestrutura, mobilidade, saneamento, igualdade social, gênero, diversidade e a construção de cidades sustentáveis.

O diretor geral de Estratégia do BID Invest, Gabriel Azevedo, quando esteve em Manaus para discutir o evento com os técnicos do Governo do Estado, ressaltou a importância de realizá-lo na capital amazonense, em especial, disse ele, por ser o centro geográfico da Amazônia. Trazer os investidores para conhecerem de perto a realidade da região, disse ele, é fundamental e abre caminhos para projetos que tragam impactos positivos para a vida da população.

O Amazonas passa por transformações significativas e o BID tem sido um grande aliado nessa caminhada. Na UGPE, estamos juntos na execução dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e de Saneamento Integrado (Prosai), já concluído em Maués e chegando agora em Parintins. São projetos que ajudam a transformar as cidades, levando saneamento e urbanização, garantindo moradias dignas a quem vivia em áreas de risco e melhor qualidade de vida para o nosso povo.

Texto: Marcellus Campelo – Secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE

Foto: Tiago Correa