“Falta tudo. Nós somos esquecidos. Os políticos só aparecem de quatro em quatro anos e depois somem”, disse Tatiana Souza, de 23 anos e que mora no local desde que nasceu. “Eles [políticos] não querem descer aqui, falam e fazem promessas só na entrada do beco”, contou a dona de casa para a pré-candidata Maria do Carmo Seffair (Novo-AM), que visitou a comunidade a convite dos moradores para ver e ouvir suas principais necessidades.
“É triste ver como essas pessoas são tratadas. Saio daqui muito mais indignada do que entrei, porque a dor do outro tem que nos afetar. Eu, sinceramente, sentiria vergonha de ir para as redes sociais falar que Manaus é uma cidade perfeita, sabendo da realidade que a população tem vivido. Não dá mais para aceitar”, disse a pré-candidata, que é empresária, reitora da Fametro, e se lançou na política com o objetivo de imprimir um novo modelo de gestão eficiente na Prefeitura de Manaus.
Continua depois da Publicidade

Foto: Dalton Souza / Novo-AM
“Eu acredito na mudança, e na mudança que vem do povo. Tenho sido pedagógica em meus encontros, mostrado para o cidadão que ele tem o direito de exigir do poder público serviços de qualidade. A gente não pode abrir mão dos nossos direitos”, afirmou Maria do Carmo, que também defendeu a educação como ferramenta de transformação social.
Para chegar no ponto exato do encontro, a pré-candidata caminhou por boa parte da maromba [pontes de madeira] utilizada pelos moradores para chegarem às suas casas. Crianças e adultos são obrigados a conviver com o mau cheiro do esgoto a céu aberto, que se torna atrativo para insetos e roedores.
Conversando com os moradores do beco da Paciência em chão de terra batida, rodeada por barrancos e muito lixo, Maria do Carmo ouviu diversos pedidos para construção de creches e unidades de saúde que possam atender a população da região. Segundo a população, há anos eles esperam ser beneficiados pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Foto: Dalton Souza / Novo-AM
A pré-candidata apresentou suas propostas para ampliar o número de creches, implantação do ensino semi-integral e integral na rede municipal de ensino, bem como para ampliar a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário estendido e novas ações para a estratégia da saúde da família.
“Só dela [Maria do Carmo] ter descido aqui para falar com a gente e ver nossa realidade já mostra que ela é diferente. A gente está bem confiante no olhar de uma mulher, e de uma mulher preparada, qualificada, para fazer a diferença na Prefeitura”, finalizou Tatiana.
