AnúncioAnúncio

Internacional

Europa

Alemanha: Cheias na Baviera obrigam autoridades a evacuar a população

As autoridades alemãs apelaram aos habitantes do Estado da Baviera, no sul do país, para que respeitem as ordens de evacuação, uma vez que as inundações continuam se agravando em algumas zonas.


Alerta máximo na Alemanha

A situação nalguns rios do sul da Alemanha está a piorar devido às fortes chuvas que não param de cair.

Na Baviera, os distritos de Augsburgo, Aichach-Friedberg e Günzburg declararam o estado de emergência.

Continua depois da Publicidade

O departamento distrital de Augsburgo anunciou que se prevê que o nível das águas continue a subir acentuadamente nas próximas horas. Além da Baviera, Baden-Württemberg foi gravemente afetado. Já foram resgatadas pessoas, algumas de barco. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) declarou o nível mais elevado de alerta de tempestade para vários distritos

A sede do distrito de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.

A ministra do Interior, Nancy Faeser, exortou os residentes a “levar absolutamente a sério todas as mensagens de aviso” das equipas de emergência, acrescentando que o cumprimento das ordens pode salvar vidas.

O primeiro-ministro do Estado da Baviera, Markus Söder, visitou uma das zonas afetadas, perto de Augsburgo, a noroeste de Munique, onde dias de chuva intensa provocaram graves inundações.

“A situação é muito dinâmica. Neste momento, a situação é muito, muito difícil, especialmente na região da Suábia em torno de Augsburgo e Unterallgäu, por exemplo em Günzburg. O nível das águas continua a subir”, afirmou.

Vila em Ingolstadt, no sul da Alemanha, atingida por cheia do rio Paar – Foto: Ayhan Uyanik/Reuters

Os serviços de emergência estão a trabalhar nas zonas afetadas e as inundações causaram danos “enormes”, mas nem todas as zonas da Baviera foram inundadas.

O gabinete distrital de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.

O pessoal da Associação Alemã de Salva-vidas foi destacado para evacuar os residentes de barco e foram também utilizados tratores para transportar as pessoas.

Até à data, seis distritos do Estado declararam o estado de emergência e os meteorologistas alertam para a ocorrência de mais chuvas e trovoadas.

Na Suíça, do outro lado da fronteira, registaram-se cenas semelhantes, com as águas a transbordar no ponto em que o rio Murg se encontra com o Thur. As autoridades suíças afirmam que o nível da água é 20 vezes superior à média mensal.

O governo federal diz que, com a previsão de mais chuva, o nível da água deverá subir novamente no domingo.

“Desde sexta-feira à tarde, a polícia cantonal de Thurgau recebeu cerca de 150 relatórios de danos. Várias brigadas de incêndio em todo o cantão tiveram de ser chamadas para bombear as caves. As estradas que deixaram de ser transitáveis também tiveram de ser encerradas”, declarou o porta-voz da polícia de Thurgau, Matthias Graf.

Bombeiro desaparecido

As buscas em grande escala para encontrar o jovem bombeiro de 22 anos, já duram horas. Nesta operação participaram os bombeiros voluntários, a organização de salvamento aquático DLRG, o serviço de salvamento aquático, as forças armadas alemãs e a polícia. Além de barcos, estão sendo utilizados dois helicópteros.

Operações em Bayern – Foto: Stefan Puchner/DPA

No distrito de Pfaffenhofen an der Ilm, na Alta Baviera, um bombeiro já tinha perdido a vida durante uma operação de salvamento na noite passada. Após dias de chuva contínua, os rios e riachos transbordaram em muitas zonas, especialmente na Baviera e em Baden-Württemberg, e centenas de pessoas tiveram de abandonar as suas casas. Dezenas de milhares de pessoas estão em estado de alerta.