Alerta máximo na Alemanha
A situação nalguns rios do sul da Alemanha está a piorar devido às fortes chuvas que não param de cair.
Na Baviera, os distritos de Augsburgo, Aichach-Friedberg e Günzburg declararam o estado de emergência.
Continua depois da Publicidade
O departamento distrital de Augsburgo anunciou que se prevê que o nível das águas continue a subir acentuadamente nas próximas horas. Além da Baviera, Baden-Württemberg foi gravemente afetado. Já foram resgatadas pessoas, algumas de barco. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) declarou o nível mais elevado de alerta de tempestade para vários distritos
A sede do distrito de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.
A ministra do Interior, Nancy Faeser, exortou os residentes a “levar absolutamente a sério todas as mensagens de aviso” das equipas de emergência, acrescentando que o cumprimento das ordens pode salvar vidas.
O primeiro-ministro do Estado da Baviera, Markus Söder, visitou uma das zonas afetadas, perto de Augsburgo, a noroeste de Munique, onde dias de chuva intensa provocaram graves inundações.
“A situação é muito dinâmica. Neste momento, a situação é muito, muito difícil, especialmente na região da Suábia em torno de Augsburgo e Unterallgäu, por exemplo em Günzburg. O nível das águas continua a subir”, afirmou.
Os serviços de emergência estão a trabalhar nas zonas afetadas e as inundações causaram danos “enormes”, mas nem todas as zonas da Baviera foram inundadas.
O gabinete distrital de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.
O pessoal da Associação Alemã de Salva-vidas foi destacado para evacuar os residentes de barco e foram também utilizados tratores para transportar as pessoas.
Até à data, seis distritos do Estado declararam o estado de emergência e os meteorologistas alertam para a ocorrência de mais chuvas e trovoadas.
Na Suíça, do outro lado da fronteira, registaram-se cenas semelhantes, com as águas a transbordar no ponto em que o rio Murg se encontra com o Thur. As autoridades suíças afirmam que o nível da água é 20 vezes superior à média mensal.
O governo federal diz que, com a previsão de mais chuva, o nível da água deverá subir novamente no domingo.
“Desde sexta-feira à tarde, a polícia cantonal de Thurgau recebeu cerca de 150 relatórios de danos. Várias brigadas de incêndio em todo o cantão tiveram de ser chamadas para bombear as caves. As estradas que deixaram de ser transitáveis também tiveram de ser encerradas”, declarou o porta-voz da polícia de Thurgau, Matthias Graf.
Bombeiro desaparecido
As buscas em grande escala para encontrar o jovem bombeiro de 22 anos, já duram horas. Nesta operação participaram os bombeiros voluntários, a organização de salvamento aquático DLRG, o serviço de salvamento aquático, as forças armadas alemãs e a polícia. Além de barcos, estão sendo utilizados dois helicópteros.
No distrito de Pfaffenhofen an der Ilm, na Alta Baviera, um bombeiro já tinha perdido a vida durante uma operação de salvamento na noite passada. Após dias de chuva contínua, os rios e riachos transbordaram em muitas zonas, especialmente na Baviera e em Baden-Württemberg, e centenas de pessoas tiveram de abandonar as suas casas. Dezenas de milhares de pessoas estão em estado de alerta.