AnúncioAnúncio

Cultura

Europa

Retrato de mulher misteriosa é descoberto em pintura de Pablo Picasso

Instituo de Artes de Courtauld, em Londres, usou tecnologia de raio-x sobre 'Retrato de Mateu Fernández de Soto', de 1901.


Quadro ‘Retrato de Mateu Fernández de Soto’, de Pablo Picasso, conforme estudo feito pelo The Courtauld Institute of Art – The Courtauld Institute of Art/Reprodução

Por trás da pintura

O retrato de uma mulher foi descoberto por trás de uma pintura de Pablo Picasso, pelo uso de uma tecnologia de imagem aplicada pelo Instituto de Artes de Courtauld, em Londres.

A descoberta foi feita pela utilização de raios infravermelhos e raio-x sobre a obra “Retrato de Mateu Fernández de Soto”, de 1901, em que Picasso retrata um amigo próximo que teria sido muito importante para a sua trajetória artística, conforme a instituição.

Continua depois da Publicidade

A figura descoberta teria sido pintadas em meses anteriores à finalização do quadro e possui semelhanças com outras obras do artista realizadas nesse período, reconhecidas pela retratação de mulheres sentadas, com roupas e penteados incomuns à época.

Esse nível descoberto da pintura ainda revela traços impressionistas, referentes a um período anterior ao da trajetória de Picasso, de outro desenho. Segundo o Courtauld, o pintor reutilizaria telas para economizar, o que era possível pelo branqueamento das superfícies já utilizadas.

“Há muito tempo suspeitamos que havia outra pintura por trás do retrato de De Soto porque a superfície da obra tem marcas e texturas reveladoras de algo abaixo. Agora sabemos que esta é a figura de uma mulher. Você pode até começar a distinguir sua forma apenas olhando para a pintura a olho nu”, comenta Barnaby Wright, vice-diretor da Courtauld Gallery.

A obra hoje compõe a exposição “The Griffin Catalyst Exhibition: Goya to Impressionism”, no museu The Courtauld Gallery, em Londres, no Reino Unido, até o próximo mês de maio/Reprodução

Segundo a professora de conservação da organização, Aviva Burnstock, a tecnologia utilizada para a descoberta ajuda a “lançar luz sobre um momento crucial na carreira de Picasso”.