Um problema inesperado afetou a conectividade de internet em Manaus devido ao rompimento de um cabo de fibra óptica que conecta a cidade a Porto Velho. O incidente, que não teve a sua causa revelada. Neste sábado (17), usuários das operadoras Oi, Tim e Vivo enfrentaram dificuldades de conexão que perduraram ao longo do dia.
Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Jesaias Arruda, o incidente causou uma “parada parcial” nos serviços das operadoras citadas. Enquanto a Claro, principal provedora, ainda não apresentava problemas significativos, havia registros de instabilidade em sua rede.
Continua depois da Publicidade
O vice-presidente enfatizou que muitas regiões de Manaus ficaram sem acesso à internet residencial, além de enfrentarem dificuldades de conexão móvel. Apesar de não caracterizar um apagão completo, a indisponibilidade dos serviços das três operadoras gerou impactos significativos na cidade.
Arruda ainda apontou que a Claro estava operando sobrecarregada devido ao aumento repentino de tráfego em sua rede, o que resultou em momentos de instabilidade para os usuários. A situação evidenciou a fragilidade da infraestrutura de telecomunicações em face de eventos inesperados.
Em nota, a Claro disse que os serviços da operadora funcionaram normalmente na capital. As outras operadoras perderam sinal por causa do problema.