Por iniciativa do Dep. Abdala Fraxe, a empresária mineira, Silvia Nascimento, Presidente do Grupo Ferroeste, do setor de siderurgia, com empresas nos estados do Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, receberá o título de Cidadã Amazonense.
Silvia Nascimento, em janeiro de 2021, fez a maior doação individual ao Amazonas de oxigênio medicinal no período mais crítico de enfrentamento à COVID.
Continua depois da Publicidade
Foram 300 mil metros cúbicos de oxigênio que saíram da Usina da Aço Verde do Brasil, no Maranhão com destino a Manaus. Isso equivale a 28 mil cilindros de 50 litros de oxigênio. 15 caminhões tanque transportaram todo esse oxigênio.

Sílvia Nascimento (foto), presidente da AVB Aço Verde Brasil que não mediu esforços para socorrer amazonenses – Foto: reprodução
Na época da doação, pouquíssimas pessoas souberam deste grandioso gesto humanitário da Sra. Silvia Nascimento que agora tem o justo reconhecimento da Assembleia Legislativa.
A cerimônia de concessão do titulo de Cidadã Amazonense ocorrerá amanhã, dia 30/10/23, às 12h, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
O amazonense José Jorge do Nascimento Júnior, durante o período da pandemia, não conseguia dormir, ao saber das mortes por asfixia, por falta de oxigênio hospitalar, em Manaus. Presidente da Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), ele ligou para indústrias de vários segmentos. Construiu pontes que o fizeram chegar a Sílvia Nascimento, presidente da AVB Aço Verde do Brasil.

José Jorge do Nascimento Jr, presidente da Eletros – Foto: reprodução
A executiva, sensibilizada, doou 300 mil metros cúbicos de oxigênio hospitalar, quase quatro dias de abastecimento dos hospitais amazonenses, lotados de pacientes Covid-19. A mobilização nacional em torno dos doentes do Amazonas tem momentos emocionantes, como os parentes que chegam aos hospitais levando preciosos cilindros nas costas. “Fiquei emocionado. Não tinha ideia do que esse volume representava. Pensava em 20, 30, 40 cilindros de oxigênio. Quando ela me disse que a doação representava 28 mil cilindros, não contive a emoção”, disse o presidente da Eletros.
“Eu estarei lá e entendo ser importante prestigiarmos esta solenidade em agradecimento a Sra. Silvia Nascimento, que com sua doação de oxigênio salvou a vida de muitos amazonenses.” Disse Jorge Junior ao Portal CINCO

AVB e White Martins A AVB é integrante do Grupo Ferroeste, que atua no Maranhão há 32 anos. Produz ferro-gusa e aciaria, sendo proprietária de fazenda de eucalipto, em Açailândia (MA). A White Martins, fornecedora contratada de oxigênio ao Governo do Amazonas, mostra enorme desprendimento na operação, que realiza sem custo adicional. AVB Aço Verde Brasil, White Martins, Eletros, e tantas outras empresas, juntaram-se, no momento mais difícil da história do Amazonas, aos milhares de doadores de oxigênio, materiais hospitalares, alimentos, logística etc., que tanto bem fizeram às vítimas necessitadas de Manaus e do Amazonas.
