AnúncioAnúncio

Amazonas

Manaus

SSP-AM: Operação Enem 2023 finalizada sem registro de grandes eventualidades

No geral, segundo dia do exame nacional no Amazonas ocorreu com tranquilidade.


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) concluiu, no domingo (12/11), a Operação Enem 2023, que contou com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais. A Operação Enem 2023 começou no Estado na manhã do dia 5 de novembro e se encerrou na tarde do domingo, quando ocorreram, respectivamente, a primeira e a segunda fase do exame nacional.

A ação contou com o monitoramento em tempo real da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), da SSP-AM, por meio do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC4). Ao todo, 18 órgãos atuaram de forma integrada.

Continua depois da Publicidade

Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM

Por volta das 17h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, foi apresentado o balanço do segundo dia de provas no Amazonas. Conforme a Seagi, houve falta de energia nos municípios de Parintins e Rio Preto da Eva, e falta de água em uma escola na zona leste de Manaus. Todas as situações foram solucionadas antes da aplicação do certame.

De acordo com o gerente de análise da SSP-AM, Jaborandy Neto, assim como no primeiro dia do Enem 2023, a atuação das Forças de Segurança, juntamente com os demais órgãos envolvidos, foi determinante para a tranquilidade do evento. “A Seagi, mais uma vez, coordenando todo o colegiado, proporcionou aos alunos e aos profissionais que aplicaram a prova a maior segurança, para que a segunda etapa do Enem fosse feita da forma mais tranquila”, ressaltou.

Foto: Nonato Rodrigues/SSP-AM

Com fuso horário diferente de Brasília, em Manaus, os portões para os inscritos no Enem 2023 foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia. O exame começou às 12h30 e encerrou às 17h30, meia hora a menos que no primeiro dia de provas (dia 5 de novembro)

Integração

A Operação Enem 2023 contou com a integração de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Corregedoria Geral da SSP-AM, Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC), Polícia Federal (PF/AM), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Centro de Operação de Segurança Escolar (Cose), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Correios.