Pablo Marçal (PRTB) é o candidato com maior popularidade digital entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O ex-coach é também o que tem mais seguidores nas redes sociais, com 12,7 milhões no Instagram, seis vezes mais que Guilherme Boulos (PSOL), que fica em segundo lugar.
Marçal tem atuação agressiva em debates; é seguido por Boulos e Tabata, e Nunes fica em 5° lugar. Com nova perspectiva apresentada pelo IPD (Índice de Popularidade Digital), mudanças aparentes na campanha começam a aparecer. Boulos, Datena e Nunes decidem não participar de debate da revista Veja após brigas com Pablo Marçal e tropeços.
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Segundo o IPD (Índice de Popularidade Digital), analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest e que que varia de 0 a 100, Marçal marca 79,3 pontos no índice. O pódio é completado por Guilherme Boulos (PSOL), com 64,3 pontos, e Tabata Amaral (PSB), com 56,9 pontos.
O IPD é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 175 variáveis das plataformas X (ex-Twitter), Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Wikipédia e Google. O período avaliado foi de 1º de julho a 10 de agosto.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) marca 34,6 pontos no índice, mesmo sendo o candidato mais conhecido da disputa —segundo pesquisa Datafolha, apenas 4% dos paulistanos não o conhecem.
Marçal atinge pontuação máxima em todas elas, exceto em mobilização. O nome do candidato, que aposta em atuações incendiárias nos debates, vem sendo muito buscado pelos internautas, o que contribui para a dimensão de interesse.
Segundo a pesquisa Datafolha realizada nos dias 6 e 7 de agosto, o influenciador era desconhecido por 38% dos entrevistados, o que pode explicar o interesse por sua candidatura.
Boulos, por sua vez, apresenta bons resultados em mobilização e valência, o que indica bom volume de compartilhamentos e menções positivas. Apesar disso, um levantamento realizado pelo Datafolha e pela empresa Codecs apontou que o deputado federal acumulava 38% de menções negativas entre 29 de julho e 4 de agosto.
Já Tabata tem pontuação máxima em valência, mas resultados piores nas outras dimensões. Seu pior desempenho é no quesito mobilização, ou seja, a candidata tem menos compartilhamentos em suas redes do que os concorrentes.
Nunes pontua pouco em mobilização e engajamento, indicando pouca interação dos seguidores com suas postagens.