Política

Amazonas

Em visita a Itamarati, Maria do Carmo recebe denúncias de perseguição política e abuso de poder

Moradores e oposição relatam clima de opressão e tentativas de silenciamento pela gestão municipal; pré-candidata ao Governo do AM prometeu combate à "velha política" no interior.


ITAMARATI (AM)

A passagem da pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, pelo município de Itamarati, na região do Juruá, foi marcada por relatos de moradores e lideranças locais sobre supostos casos de perseguição política e abuso de poder econômico na atual administração municipal.

Continua depois da Publicidade

Durante encontro com apoiadores, a representante local do Partido Liberal, Emilly Beatriz, afirmou que servidores públicos teriam sido pressionados a não participar de atividades promovidas pela comitiva. Segundo ela, também houve tentativas de dificultar a realização do evento por meio de interferências em serviços locais, como locadoras de veículos.

As declarações envolvem a gestão do prefeito João Campelo. Até o momento, não há registro de posicionamento oficial da prefeitura sobre as acusações.

Obras e infraestrutura

Durante o evento, lideranças também criticaram a situação da infraestrutura local. Em discurso, Emilly Beatriz mencionou a retomada de intervenções em vias e pontes após a chegada da comitiva, citando ainda a estrada Itamarati–Quiriru, que, segundo ela, estaria há anos sem conclusão.

Discurso político e apoios

Em sua fala, Maria do Carmo destacou propostas voltadas à renovação política e defendeu maior atenção às demandas do interior do estado. “O povo do Amazonas deve ter liberdade para se expressar e participar da vida política”, afirmou.

A agenda contou com a presença de aliados políticos, entre eles o deputado federal Capitão Alberto Neto e a deputada estadual Débora Menezes, que também fizeram críticas à atual gestão municipal e reforçaram apoio à pré-candidatura.

Próximos desdobramentos

As denúncias apresentadas durante a visita devem ser encaminhadas para análise por parte de órgãos competentes, segundo integrantes da comitiva. O grupo afirma que pretende intensificar ações de fiscalização sobre a aplicação de recursos públicos e garantir o respeito à participação política no interior do Amazonas.