
Os reféns israelenses Ohad Ben Ami, Eliyahu Sharabi e Or Levy estão no palco ladeados por militantes do Hamas – foto: Youssef Alzanoun/Middle East Images/AFP
Acordo de Cessar-Fogo comprometido
O porta-voz sênior do Hamas, Sami Abu Zuhri, falou à Al Jazeera na noite desta quarta-feira (12) e declarou que o Hamas pretende implementar o cronograma previamente acordado de libertar reféns, mas que nem “todos” os reféns israelenses serão soltos no próximo sábado (15).
Os comentários de Abu Zuhri provavelmente fizeram parte de uma declaração maior à Al Jazeera sobre as opiniões do Hamas em relação ao possível rompimento do acordo de cessar-fogo.
Continua depois da Publicidade
Mais cedo nesta quarta-feira, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou que se o Hamas não libertar os reféns israelenses até sábado, o caos se instalará novamente em Gaza.
Isso fez referência ao presidente dos EUA, Donald Trump, quando ele disse: “Se todos os reféns de Gaza não forem devolvidos até sábado, às 12h, eu diria para cancelar o cessar-fogo. Que o inferno se solte; Israel pode anular isso”, na terça-feira.
“Mas, no que me diz respeito… Eu diria para cancelar, e todas as apostas estão canceladas”, ele acrescentou. “Todas elas, não em gotas e gotas, não duas e uma e três e quatro e duas”, Trump acrescentou.

O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri – Foto: Abed Rahim Khatib/FLASH90
O cronograma original de libertação de reféns
De acordo com os termos originais da Fase I do acordo de libertação de reféns e cessar-fogo, três reféns deveriam ser libertados no próximo sábado.
Dada a declaração de Abu Zuhri de que o Hamas continua “comprometido” com o cronograma original de libertação de reféns, é provável que eles pretendam prosseguir com a libertação de três reféns israelenses.
Itamar Ben-Gvir reagiu à declaração
Itamar Ben-Gvir, ex-ministro da Segurança Nacional, declarou em seu X/Twitter que “o governo israelense está a caminho de outra oportunidade histórica perdida”.

Reprodução do X
“Após receber apoio do presidente Trump para trazer o inferno para Gaza se o Hamas não libertar todos os reféns, o governo pretende se contentar com a libertação de apenas três reféns em um acordo imprudente que inclui a libertação de centenas de assassinos terroristas da prisão, enquanto continua a fornecer combustível e ajuda para a Faixa de Gaza.” Ben-Gvir continuou.
“Um acordo imprudente; um governo assustado”, concluiu a resposta de Ben-Gvir.
Com agências