O porta-voz do Hamas, Abu Ubaida, anunciou nesta sexta-feira (14/2) os nomes dos reféns israelenses que serão liberados neste sábado (15/2) como parte do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
Segundo ele, o grupo decidiu liberar amanhã os seguintes reféns israelenses: Sasha Alexander Trubnov, Sagi Dekel Han e Yair Horn.
Continua depois da Publicidade
Entenda
- O grupo Hamas anunciou nessa quinta-feira (13/2) que cumprirá o acordo de libertação dos reféns israelenses, conforme planejado, no sábado (15/2). O anúncio ocorre após a pressão dos mediadores para que seja mantido o acordo.
- No começo da semana, o porta-voz do grupo, Abu Ubaida, informou que foram monitoradas, nas últimas três semanas, “as violações do inimigo e seu não cumprimento dos termos do acordo”.
- Trump chegou a fazer ameaças contra o grupo: “Se todos os reféns não forem devolvidos até sábado, às 12h, eu diria cancele [o cessar-fogo] e deixe o inferno explodir”, declarou o presidente dos EUA.
A entrega dos reféns ocorre em cumprimento aos acordos de cessar-fogo entre Israel e Hamas. A primeira das três fases do acordo envolve a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
Segundo os termos iniciais, 33 reféns mantidos em Gaza pelo Hamas serão soltos neste estágio do cessar-fogo. Em troca, Israel deve libertar cerca de 1 mil presos palestinos.
Hamas chegou a informar que 183 palestinos serão libertados por Israel.
A decisão de libertar os reféns foi tomada após pressão dos mediadores egípcios e cataris. O grupo anunciou que a delegação manteve conversas no Cairo e estava em contato com o primeiro-ministro do Catar, discutindo a ampliação da entrada de abrigos, suprimentos médicos, combustível e equipamentos pesados para a remoção de escombros em Gaza.