AnúncioAnúncio

Esporte

Europa

Chama Olímpica chega a Marselha e tem início às celebrações dos Jogos de 2024 na França

Depois de uma viagem da Grécia até Marselha, a bordo do veleiro Belém, a Chama Olímpica chega, finalmente, em solo francês. A travessia do Mediterrâneo durou 12 dias e o périplo termina com a primeira cerimônia oficial dos Jogos Olímpicos, um teste para os próximos eventos que virão.


Cerca de 150 mil pessoas acompanharam a chegada a chama no antigo porto da cidade do sul da França. A cerimônia teve início com uma parada marítima composta de mais de mil embarcações, que acompanharam o veleiro que trouxe o símbolo dos Jogos. Ela foi recebida pelo medalhista olímpico e nadador Florent Manaudout, que a transmitiu à campeã paralímpica de atletismo, Nantenin Keita.

O momento foi marcado por apresentações de pilotos acrobáticos que coloriram os céus da segunda maior cidade do país com as cores branca, vermelha e azul da bandeira francesa. Em seguida, a estrela do rap francês Julien Mari, conhecido como Jul, acendeu a pira olímpica.

Continua depois da Publicidade

Tocha Olímpica chegou ao porto de Marselha pelo navio Belém, utilizado pela primeira vez em 1896 – Foto: Sylvain Thomas/AFP

O presidente Emmanuel Macron, acompanhado da primeira-dama, Brigitte Macron, e do presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, estavam entre as autoridades que receberam a chama. Macron elogiou a atuação das forças de segurança e organizadores mobilizados para a realização do evento, e disse que espera um momento de união do povo francês em torno dos Jogos.

“Tudo correu bem para esta chegada da chama e do Belém, que é um tremendo sucesso. Quero que os nossos compatriotas imaginem que este é um momento de união, que somos capazes e que podemos nos orgulhar disso” disse Macron.

Milhares de bombeiros e esquadrão antibombas foram posicionados ao redor da cidade, juntamente com a polícia marítima e equipes antidrones, que patrulharam as águas do município e também o espaço aéreo.
“É um dia monumental e temos trabalhado arduamente para que os visitantes e residentes de Marselha possam desfrutar deste momento histórico”, disse Yannick Ohanessian, vice-prefeito da cidade.
O presidente Emmanuel Macron reuniu-se com os atletas olímpicos franceses que navegaram no navio chamado Belém. “Com a chegada da chama, o país entra nos Jogos”, disse o presidente na Marina Olímpica da cidade.
Tony Estanguet, que preside o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, disse que o retorno da competição à França foi motivo para uma “celebração fantástica”.

“Como ex-atleta, sei o quanto é importante o início de um evento Por isso escolhemos Marselha, porque é definitivamente uma das cidades mais apaixonadas pelo esporte”, afirmou Estanguet, ex-atleta da canoagem olímpica com medalhas de ouro nos Jogos de 2000, 2004 e 2012.
A tocha foi acesa na Grécia no mês passado, antes de ser oficialmente entregue à França. Ela saiu de Atenas a bordo de um navio chamado Belém, utilizado pela primeira vez em 1896, e passou doze dias no mar. Em sua viagem inaugural, a embarcação teve como destino um entreposto comercial localizado na cidade brasileira de Belém, que deu origem ao nome do veleiro.

O nadador francês e campeão olímpico Florent Manaudou recebe a chama – Foto: Pierre René-Worms

Hino oficial

A cerimônia de chegada da Chama Olímpica contou também com um espetáculo da Orquestra Nacional de Marselha, que apresentou, pela primeira vez, o tema musical oficial dos Jogos Paris 2024. Composto por Victor le Masne, o diretor musical das principais cerimônias que serão realizadas durante o evento, o hino será a trilha sonora dos momentos mais importantes dessas Olimpíadas.

A Chama Olímpica fica uma noite em Marselha e depois segue viajando até 26 de julho, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A tocha passará por quase todos os departamentos franceses, inclusive no exterior.