Cerca de 150 mil pessoas acompanharam a chegada a chama no antigo porto da cidade do sul da França. A cerimônia teve início com uma parada marítima composta de mais de mil embarcações, que acompanharam o veleiro que trouxe o símbolo dos Jogos. Ela foi recebida pelo medalhista olímpico e nadador Florent Manaudout, que a transmitiu à campeã paralímpica de atletismo, Nantenin Keita.
O momento foi marcado por apresentações de pilotos acrobáticos que coloriram os céus da segunda maior cidade do país com as cores branca, vermelha e azul da bandeira francesa. Em seguida, a estrela do rap francês Julien Mari, conhecido como Jul, acendeu a pira olímpica.
Continua depois da Publicidade
O presidente Emmanuel Macron, acompanhado da primeira-dama, Brigitte Macron, e do presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, estavam entre as autoridades que receberam a chama. Macron elogiou a atuação das forças de segurança e organizadores mobilizados para a realização do evento, e disse que espera um momento de união do povo francês em torno dos Jogos.
“Tudo correu bem para esta chegada da chama e do Belém, que é um tremendo sucesso. Quero que os nossos compatriotas imaginem que este é um momento de união, que somos capazes e que podemos nos orgulhar disso” disse Macron.
Hino oficial
A cerimônia de chegada da Chama Olímpica contou também com um espetáculo da Orquestra Nacional de Marselha, que apresentou, pela primeira vez, o tema musical oficial dos Jogos Paris 2024. Composto por Victor le Masne, o diretor musical das principais cerimônias que serão realizadas durante o evento, o hino será a trilha sonora dos momentos mais importantes dessas Olimpíadas.
A Chama Olímpica fica uma noite em Marselha e depois segue viajando até 26 de julho, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A tocha passará por quase todos os departamentos franceses, inclusive no exterior.