AnúncioAnúncio

Guerra

Oriente Médio

A guerra esta de volta em Gaza e Israel promete ao Hamas “seremos mais duros e implacáveis”

A trégua entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor em 24 de novembro na Faixa de Gaza, expirou na madrugada desta sexta-feira (01-12) enquanto as negociações continuavam noite adentro. O exército israelense anunciou imediatamente que tinha “reiniciado a luta” e as autoridades prometeram administrar “uma surra ainda pior” ao Hamas.


Resumo:

  • O exército israelita disse sexta-feira ter retomado os combates contra o Hamas na Faixa de Gaza e acusou o grupo palestiniano de violar os termos da trégua temporária em vigor há sete dias ao disparar contra o território israelense.
  • Israel assume a responsabilidade pela “retomada da guerra” na Faixa de Gaza, depois de rejeitar todas as propostas para a libertação de novos reféns, disse o movimento islâmico palestino nesta sexta-feira.
  • O exército israelense disse ter interceptado um lançamento de foguete da Faixa de Gaza, pouco antes de a trégua com o Hamas expirar, às 7h, horário local (5h GMT). Sirenes de alerta de foguetes soaram em diversas cidades israelenses próximas ao pequeno enclave palestino.
  • O Ministério da Saúde do movimento islâmico relatou 32 mortes, incluindo crianças, em diferentes bombardeios israelenses na Faixa de Gaza nesta sexta-feira.
  • Israel prometeu aniquilar o Hamas depois do ataque perpetrado em 7 de outubro pelo grupo palestino no sul de Israel, que deixou 1.200 mortos e permitiu a tomada de reféns de cerca de 240 pessoas. Em resposta ao ataque do Hamas, Israel realizou uma campanha de bombardeamento na Faixa de Gaza, onde lançou então uma ofensiva terrestre. Mais de 15 mil palestinos foram mortos desde então, segundo as autoridades locais.

Israel publica mapa de ‘zonas de evacuação’ civis em Gaza