O exército israelense publicou nesta sexta-feira (01-12) um mapa que divide a Faixa de Gaza em sectores chamados “zonas de evacuação”, dos quais os residentes serão obrigados a abandonar em caso de combates e bombardeamentos por parte de Israel, após um pedido americano para a criação de zonas “seguras”.
Continua depois da Publicidade
A trégua declarada em 24 de novembro entre Israel e o Hamas, movimento islâmico que assumiu o poder em 2007 em Gaza, expirou nesta manhã e o pequeno e superpovoado território palestino é mais uma vez alvo de ataques israelenses.
“Tendo em vista a próxima fase da guerra”, o exército israelense afirma ter “publicado um mapa de zonas de evacuação” que “divide o território da Faixa de Gaza em áreas facilmente identificáveis”.
Neste mapa, publicado numa página dedicada em árabe no seu site, nas redes sociais e em folhetos distribuídos no local, o exército apela aos residentes para que identifiquem a “área que lhes diz respeito e ajam caso sejam convocados a “evacuar”, em caso “sua segurança assim o exija”.