Cultura

Brasil

Destinos para encerrar o ano com chave de ouro

Selecionamos alguns destinos que estarão entre os melhores reveillons do Brasil.


Ja com passagens compradas e hotéis reservados, uma viagem incrível para deixar as celebrações de fim de ano marcadas na memória, é o que há de melhor. E se o passeio se estender até o Ano Novo, melhor ainda, já que uma viagem nesse período é garantia de voltar para a casa com as energias renovadas.

Confira alguns destinos que estão entre os melhores para passar as festas de fim de ano. Destinos incríveis no Brasil para estar com pessoas especiais e começar o novo ano com o pé direito.

Continua depois da Publicidade

Gramado

Um fim de ano brasileiro com o charme europeu – Foto: divulgação

Quem associa o fim de ano à neve e aos climas típicos do hemisfério Norte vai fazer a festa em Gramado. Devido ao friozinho característico da região Sul do Brasil, Gramado se prepara inteira para essa época do ano, com uma decoração digna de uma cidade europeia. Um exemplo disso é a árvore natalina, localizada em frente à Igreja Matriz, que se transforma em coral e entoa as tradicionais canções dessa época mágica.

Quando estiver na cidade, que tal visitar os pontos turísticos? Esquie na neve no Snowland, veja de perto as miniaturas do Minimundo ou dê um passeio romântico pelo Lago Negro. Para encerrar o dia, saboreie uma deliciosa fondue ou os famosos vinhos gaúchos.

Reveillon de Gramado

A Gramadotur prepara uma festa de Réveillon no dia 31 de dezembro no centro de Gramado (RS). A festa começa às 22 horas na Rua Coberta com a Banda Show Brasil que animará o público até às 23h30.

Na sequência, às 23h50, inicia o cerimonial da virada junto a Praça Major Nicoletti e Largo da Igreja São Pedro e em frente ao Palácio dos Festivais quando inicia a contagem da virada. E à meia-noite, um espetáculo pirotécnico com duração de oito minutos vai iluminar o céu de Gramado. Este ano, a Gramadotur não vai apresentar nenhuma atração após a queima de fogos, encerrando a programação às 0h15.

São Paulo

A cidade que não dorme está sempre pronta para as festas de fim de ano – Foto: divulgação

São Paulo é o destino ideal para quem curte festejar onde tudo acontece. Além da avenida mais famosa do Brasil, a Paulista, os amplos parques e elegantes shopping centers da cidade ganham uma decoração caprichada inspirada no Natal e até recebem o bom velhinho para fazer a alegria das crianças.

Quem é fã de esportes também vai adorar passar essa época em São Paulo, já que a capital paulista recebe visitantes do mundo todo para a famosa Corrida de São Silvestre, que acontece em 31 de dezembro. À noite, uma boa pedida é passar a virada em meio à multidão que se encontra na Paulista ou optar por algo mais intimista em um dos vários rooftops da cidade.

Reveillon de São Paulo

réveillon da Avenida Paulista, tradicional festa na cidade de São Paulo, vai ser marcado neste ano por uma contagem regressiva para 2024 ao som de Evidências, hit eternizado nas vozes de Chitãozinho e Xororó. Além da dupla, a festa terá também atrações como Zezé Di Camargo (em show solo) e Claudia Leitte.

A programação musical começa às 17h de domingo, 31, e se estende até o meio da madrugada de segunda-feira, 1º – o último show está marcado para 1h50. A Prefeitura e a Polícia Militar planejam um esquema especial de segurança por conta da festa, com revista para acessar a Avenida Paulista.

Salvador

Energia contagiante e muito axé para começar bem o ano, não vai faltar praia, bons passeios e uma culinária fantástica – Foto: divulgação

A energia de Salvador contagia os visitantes o ano todo, e nos últimos dias do ano não é diferente. Aproveite a temporada para admirar a decoração da cidade, que recebe iluminação em diferentes bairros, além de árvores de Natal, presépios e luzes piscantes em diversos espaços públicos. A Praça Municipal, por exemplo, costuma receber a Vila do Noel e uma árvore de cerca de 15 metros.

Quando o assunto é Réveillon, é inevitável não pensar em queima de fogos. Na capital soteropolitana, geralmente esse espetáculo pirotécnico acontece no Mercado Modelo ou no Farol da Barra. Outra festa tradicional para receber o novo ano é o Festival da Virada, que acontece na última semana de dezembro e na primeira de janeiro.

Réveillon de Salvador

Artistas como Marina Sena, Diogo Nogueira, Timbaladies, Anitta, Léo Santana, Jorge & Mateus, Saulo, Luiz Caldas e Jau são alguns dos nomes que prometem animar o fim de ano dos baianos.

Rio de Janeiro

O destino certo para encerrar o ano com chave de ouro e uma das cidades mais procuradas nesta temporada – Foto: reprodução

O Rio de Janeiro não decepciona quando o assunto são festas e calor humano. No final do ano, então, a Cidade Maravilhosa ganha uma decoração especial para receber bem os visitantes, como é o caso da árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, montada todos os anos desde 1996 e com mais de 80 metros altura. É tão tradicional que é considerada o 3º maior evento do Rio, atrás apenas do Carnaval e Réveillon.

E por falar em Réveillon, a queima de fogos é um espetáculo à parte. Por mais de 15 minutos, os fogos de artifício iluminam a Praia de Copacabana e dão as boas-vindas em grande estilo ao novo ano. O início de 2024 é período certo de muita diversão na região dos lagos, as travessias para Niterói ou Paquetá também tem seu valor quando o assunto é férias no Rio.

Reveillon do Rio

O Palco Copacabana foi erguido em frente ao Hotel Copacabana Palace, voltado para a praia do Leme, e terá como atrações os shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla, e da escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

Florianópolis

Para quem curte vistas incríveis e vida noturna badalada, este é o lugar certo para o reveillon – Foto: divulgação

Para fãs de agito e vistas paradisíacas, Florianópolis é destino certo durante as Festas de Fim de Ano. As famílias que querem passar o período festivo juntas sem o incômodo de cozinhar ou lidar com os pratos podem reservar algum hotel de Jurerê Internacional que vai ter festas com foco nesse segmento.

Para se preparar para o Réveillon, uma boa pedida, principalmente para quem gosta de passeios mais naturebas, é contemplar o pôr do sol do último dia do ano no Caminho dos Açores. Para a virada, a cidade costuma organizar uma festa tradicional com shows na Avenida Beira-Mar Norte. A queima de fogos é tradicionalmente realizada na famosa Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente.

Réveillon de Florianolis

No Réveillon terá um espetáculo inédito de drones na Beira-Mar Norte, com projeções, músicas e luzes. A atração também terá apresentação de um pianista e de uma bailarina suspensos sobre a água, além de uma cascata na Ponte Hercílio Luz.

Manaus

Praia da Ponta Negra, local que abriga o famoso Tropical Hotel – Foto: divulgação

Cercada pela floresta a cidade encanta visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Com hoteis de selva que preservam visual rústico com todo o conforto necessário, Manaus entrou no calendário dos roteiros mais cobiçados. Gastronomia, festas, passeios e pessoas acolhedoras é que tem de melhor.

Confira as alterações no trânsito para a festa do Réveillon 2024 em Manaus - Portal da Marcela Rosa

Réveillon de Manaus

O evento terá nove atrações nacionais, em três locais estratégicos da cidade – Ponta Negra (zona Oeste), parque Amazonino Mendes (entre as zonas Leste e Norte de Manaus) e orla do Amarelinho (Educandos) – nos dias 30 e 31 de dezembro. Artistas confirmados: Cassiane e Fernanda Brum, Joelma, Kevin o Chris, Eduardo Costa, JM Puxado, DJ Arana, Marquinho Lessa e Dorgival Dantas.
As comemorações começamos nesta sexta-feira (30) com duas atrações nacionais: as cantoras Fernanda Brum e Cassiane, que são expoentes do movimento gospel cristão.

No dia 31, no balneário da Ponta Negra, que é o principal cartão postal da cidade, três atrações nacionais, começando com Dorgival Dantas, a Joelma e Kevin Criss, e diversas atrações locais. Joelma, lançará seu DVD, na Ponta Negra, em 31/12. Na zona Oeste, MC Kevin o Chris, e a noite será encerrada com a participação especial de Dorgival Dantas.
No parque Amazonino Mendes, os artistas Eduardo Costa, JM Puxado e DJ Arana.

Antes da tradicional queima de fogos, na Ponta Negra, um espetáculo de drones, com luzes e desenhos no céu,  com duração entre 4 e 6 minutos.