
O IMMU alerta que motoristas que trafegam pelo local devem redobrar a atenção e respeitar a nova configuração semafórica para evitar infrações e garantir um trânsito mais seguro – Foto: Portal Marcos Santos
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) instalou, neste fim de semana, um novo semáforo no cruzamento em ladeira das avenidas Umberto Calderaro e Belo Horizonte, na zona Centro-Sul de Manaus. A data de início da operação do equipamento ainda não foi divulgada.
Segundo o órgão, a iniciativa busca melhorar o fluxo do tráfego e garantir mais segurança para motoristas e pedestres que circulam pela região, mas a medida tem gerado críticas de condutores nas redes sociais.
Continua depois da Publicidade
Para o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, o equipamento trará mais segurança a quem transita pelo local.
“Será esperado o momento certo para quem vem pela avenida André Araújo e faz a conversão à direita para entrar na Umberto Calderaro, porque estes vêm em menor velocidade e vão encontrar o semáforo fechado”, explicou Leda.
O novo semáforo será sincronizado com os já existentes nos cruzamentos da Umberto Calderaro com a Rua Salvador e com a avenida André Araújo.
A expectativa é que o trânsito flua de forma mais ordenada, evitando retenções e proporcionando melhor organização para os condutores que cruzam a Umberto Calderaro, vindos da avenida Belo Horizonte.
Agentes de trânsito vão monitorar a operação do novo semáforo nos primeiros dias para avaliar a adaptação dos motoristas e realizar ajustes, se necessário. Campanhas de conscientização também serão intensificadas para orientar a população sobre as mudanças na sinalização.
Criticas
A instalação de semáforos no cruzamento entre a avenida Umberto Calderaro Filho e a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul, gerou críticas dos manauaras nas redes sociais. No local, há uma ladeira que terá o seu fluxo interrompido pela nova sinalização.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a estrutura já está instalada, mas o semáforo só deve entrar em funcionamento no meio da semana. Contudo, a data oficial ainda será definida durante esta segunda, 17/2.
Diante deste cenário, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com o engenheiro civil Robson Ferreira, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), que apontou alguns problemas da medida e as possíveis soluções.
Atualmente, pedestres e motoristas enfrentam dificuldades ao cruzar a avenida. Inclusive, uma faixa de pedestres também foi instalada antes do semáforo, visando melhorar a segurança viária. Robson Ferreira entende que um caminho viável seria a construção de um viaduto.
“Já que você tem um desnível, dá para fazer um viaduto. Porque você passaria a avenida Humberto Calderaro por cima da rua Belo Horizonte. Naturalmente, tem que se fazer um estudo de engenharia, e até desapropriações. Mas isso é da natureza das obras viárias, elas são assim”, ressaltou Robson.
O vice-presidente do CREA-AM ressaltou que não se pode pensar na resolução de um problema criando-se outro que aumentará a retenção do fluxo de trânsito. “Isso já foi feito na Djalma Batista, o que é uma piora do fluxo da via e é provavelmente o que vai acontecer ali”, destacou.
Com agências