Nesta sexta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou o sorteio que definiu a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para as eleições municipais de 2024. A reunião contou com a presença dos representantes dos partidos e coligações, sendo conduzida pelos Juízes Coordenadores da Fiscalização da Propaganda, Dr. Jean Pimentel e Dr. Roberto Taketomi.
De acordo com o sorteio, a coligação Liberta Manaus, liderada pelo candidato Amom Mandel (Cidadania), será a primeira a exibir sua propaganda, com um tempo de 2 minutos e 10 segundos. Amom, que é visto como uma das novas lideranças políticas da capital, terá a oportunidade de inaugurar a série de programas, o que pode ser uma vantagem estratégica para apresentar suas propostas aos eleitores.
Continua depois da Publicidade
Em seguida, será a vez de Roberto Cidade, candidato do União Brasil, que terá um tempo significativo de 14 minutos e 24 segundos, o maior entre todos os concorrentes. Cidade, que busca consolidar sua posição como um dos favoritos na disputa, utilizará esse tempo para destacar sua experiência política e as propostas de sua campanha, buscando convencer o eleitorado de Manaus.
Marcelo Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT), ocupará o terceiro lugar na ordem de veiculação, com 9 minutos e 39 segundos. Ex-deputado federal e conhecido por sua atuação parlamentar, Ramos promete utilizar esse espaço para reforçar seu compromisso com as pautas sociais e de desenvolvimento para a cidade.
O candidato do Partido Liberal (PL), Alberto Neto, terá 8 minutos e 10 segundos para apresentar suas propostas. Neto, que tem uma base eleitoral forte entre os conservadores, deve focar em temas relacionados à segurança pública e à valorização das forças de segurança.
David Almeida, do Avante, fecha a lista com 7 minutos e 35 segundos. Atual prefeito de Manaus, Almeida busca a reeleição e, nesse tempo, deve apresentar os resultados de sua gestão, além de prometer a continuidade de projetos em andamento.
As propagandas eleitorais no rádio e na TV terão início no próximo dia 30 de agosto, sendo um momento crucial para os candidatos conquistarem a atenção dos eleitores. A ordem definida pelo sorteio pode impactar as estratégias de campanha, já que a exposição inicial ou maior tempo de propaganda pode influenciar as intenções de voto.