AnúncioAnúncio

Amazonas

Eleições 2024

Amom destina emenda de meio milhão de reais para fundação que não tem projetos para o Amazonas

Após repercussão negativa do caso, o deputado disse que a emenda foi 'remanejada'.


O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), eleito com intuito de destinar emendas parlamentares exclusivamente para causas que beneficiem diretamente a população do Amazonas, se vê envolvido em polêmica após a destinação de R$500 mil para a Fundação Cultural Palmares.

A instituição não possui projetos direcionados ao estado, conforme apurou o jornalista Moisés Dutra, que publicou vídeo do caso no Instagram.

Continua depois da Publicidade

https://www.instagram.com/reel/C9mz2ltO1px/?utm_source=ig_embed&ig_rid=2c528501-de9d-4df7-946c-47cd28cac266

Mandel, eleito com um discurso de transparência e participação popular, sempre enfatizou em suas redes sociais que a destinação de recursos deveria ser escolhida pelos cidadãos.

“A gente só manda recurso para onde tem transparência, pra quem está disposto a mostrar o projeto antes e disponibilizar para você [eleitor] escolher. Quem escolhe para onde vão os recursos é você, cidadão”, afirmou o parlamentar. A decisão de alocar uma quantia significativa para uma fundação que não desenvolve projetos no Amazonas contrasta com essa declaração.

De acordo com o Portal da Transparência, a verba foi direcionada à Fundação Cultural Palmares, uma entidade do Ministério da Cultura, presidida por João Jorge Rodrigues desde 21 de março. Rodrigues, produtor cultural e militante do movimento negro no Brasil, lidera a fundação que trabalha com religiões de matriz africana e movimentos negros. No entanto, durante a visita do jornalista Moisés Dutra à sede da fundação em Brasília, foi constatado que não havia nenhum projeto em andamento ou previsto para o estado do Amazonas.

A reportagem do Portal AM POST procurou Amom Mandel e por meio de sua assessoria de imprensa ele disse que o “projeto [da Fundação Cultural Palmares] não pôde ser executado por dificuldades técnicas e falhas, então a emenda foi remanejada”. (leia nota completa abaixo).

A mesma justificativa foi respondida em comentário no vídeo de Moisés Dutra, que rebateu o deputado federal de forma dura. O parlamentar chegou a dizer que o repórter estava dois meses atrasado.

Amom deixa de ser moleque e cínico. Se você acha que vai engabelar as pessoas com esse teu discurso de curuminzinho de TikTok, fazendo esse teu ensaio de pré-candidato a prefeito de Manaus, fazendo tudo na brincadeira, está redondamente enganado. No dia 17 de maio, eu entrei em contato com você, te liguei, deixei recado na tua caixa postal. Eu sabia que eu ia te provocar e você ia aparecer com essa reposta pronta. Eu já sabia que você tinha remanejado. Deixa de ser cínico malandro é malandro e mané é mané“, rebateu Dutra.

https://www.instagram.com/reel/C9n9X5ZNXuH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Leia nota de Amom Mandel completa:

Este projeto não pôde ser executado por dificuldades técnicas e falhas, então a emenda foi remanejada, em maio deste ano, para a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), do Governo do Estado do Amazonas, para a criação da “Mostra de Cultura Popular Amypaguana – Virada Afro Cultural”, que reúne manifestações afroculturais, feira de moda e afrodesign, e ciclo de palestras, para integrar, fomentar e difundir todas as expressões afro-culturais, de modo a promover o intercâmbio entre os artistas do Estado do Amazonas.

Uma forma de celebrar o mecanismo de envio dos recursos na modalidade definida é o convênio. Nesse caso, os recursos financeiros são enviados paras as instituições através de um órgão do Governo Federal para a execução de um objetivo comum. Portanto, a destinação dos recursos, via convênio, passa por fiscalização e controle prévio (por parte da equipe técnica de cada Ministério), onde todos os Beneficiários das emendas são obrigados a seguirem as regras e se enquadrar em cada programa antes de receber os recursos.

Leia Mais