A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (7), quatro mandados de busca e apreens no município de Tabatinga, no interior do Amazonas. A ação faz parte da operação Fake Trip, a qual apura associação criminosa que usaria verba municipal de saúde de maneira irregular, incluindo, para fins pessoais. Os mandados são cumpridos nas casas de servidores públicos suspeitos de fazer parte do grupo criminoso.
As investigações partiram de uma prisão em flagrante, no Aeroporto Internacional de Tabatinga, em fevereiro deste ano. O suspeito disse estar viajando a Manaus para tratamento de saúde, mas acabou admitindo à equipe de policiais que a ida à capital amazonense era, na verdade, para assistir a um jogo de futebol, com passagens de ida e volta custeadas com recursos públicos da pasta da saúde municipal. O nome da operação, Fake Trip, faz referência a essa “viagem a trabalho falsa”.
Continua depois da Publicidade
A partir de então, a Polícia Federal traçou linha investigativa que apontou uma amplitude maior de evolvidos no desvio e emprego irregular de rendas públicas. São apurados crimes de peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.