Em provocação a aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, neste sábado (18 de janeiro), que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a idade mínima para se candidatar à presidência, aos governos dos Estados e ao Senado não precisa do aval do presidente.
Nikolas pontuou que cabe ao Congresso Nacional a promulgação. “A PEC que reduz a idade para concorrer ao Senado para 30 anos, se passar na Câmara e no Senado, não precisa de sanção do presidente Lula”, provocou ele, em uma publicação no X, ex-Twitter. Cabe a Lula a palavra final sobre projetos de lei e projetos de lei complementar, por exemplo.
Continua depois da Publicidade
A PEC foi anunciada pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG) na última quinta (16 de janeiro), um dia após o governo Lula revogar um ato da Receita Federal para rastrear operações financeiras realizadas por Pix. O Palácio do Planalto recuou em razão da impopularidade da medida, que ganhou eco com a circulação de um vídeo protagonizado pelo próprio Nikolas, deputado federal mais votado do Brasil em 2022, com 1,4 milhão de votos.
A proposta de Biondini beneficiaria diretamente Nikolas em eventuais candidaturas à presidência da República e ao Senado. Principal puxador de votos da bancada federal do PL em 2022, o ex-vereador de Belo Horizonte é, na verdade, especulado como um potencial candidato ao governo de Minas em 2026, cargo que ele já teria idade para assumir em 2027 se eleito e sem a PEC.
Nikolas fura bolha
Ainda sobre a “fiscalização do Pix” a gravação divulgada por Nikolas Ferreira ultrapassou a marca de 300 milhões de visualizações, tornando-se o principal conteúdo sobre o tema nas redes sociais. Ele também ganhou mais de um milhão de seguidores em um período de dois dias no Instagram, ultrapassando Lula na plataforma.
No vídeo, o deputado do PL reconhece que a medida não inferiria em taxação, mas dá a entender que as pessoas poderiam vir a ser tributadas eventualmente.
— O governo Lula vai monitorar seus gastos. E não o pix não será taxado, mas é sempre bom lembrar… A comprinha da China não seria taxada, mas foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você ia ser isento do imposto de renda, não vai. O pix não será taxado, mas não duvido que possa sim. Quem mais será afetado por esta medida serão os trabalhadores, que serão monitorados como se fossem grandes sonegadores — diz Nikolas Ferreira.
Em outra parte da gravação, ele afirma que o intuito da medida é “arrecadar mais impostos” e “tirar dinheiro do bolso” dos brasileiros.
Nikolas escritor
Nikolas Ferreira pôs no papel seus discursos feitos sob medida. O deputado relança durante a Bienal do Livro no Rio “O Cristão e a Política” (Editora Vida).
Uma obra repleta de assuntos que vão da influência da ideologia de gênero, a “guerra cultural”, a importância da família e a desconstrução da cultura judaico-cristã.