AnúncioAnúncio

Amazonas

Amazônia

70 focos de incêndio são registrados em 24 horas no município de Manicoré

Dados são da última segunda-feira (22) e foram consolidados pela Sala de Situação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) que realiza o monitoramento das queimadas no estado.


Ao longo de 24 horas, 70 focos de incêndio foram registrados no município de Manicoré, sul do Amazonas. Os dados são da última segunda-feira (22) e foram consolidados pela Sala de Situação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) que realiza o monitoramento das queimadas no estado.

Na ação em Manicoré não houve registro de vítimas. A ação dos militares no município faz parte da Operação Aceiro 2024, que deslocou equipes de bombeiros e brigadistas de incêndio para municípios do chamado “arco do fogo” no Amazonas. O subcomandante do CBMAM, Coronel Reinaldo Menezes orientou a população sobre o perigo das queimadas.

Continua depois da Publicidade

“Com o calor do verão amazônico, nossa vegetação está muito seca, uma pequena fagulha levada pelo vento, pode gerar um grande incêndio em área de vegetação. Por isso, reforçamos o pedido para que a população não faça queimada. Queimada é crime. E pode atingir propriedades e colocar em risco a vida dos seres humanos e de animais”, destacou o coronel.

Além do dióxido de carbono (CO²), as queimadas liberam outros gases danosos à saúde humana, como o metano e o óxido nitroso, que contribuem para o aquecimento global –  Foto: Divulgação

Desde o lançamento da operação no estado, no período de 3 de junho a 22 de julho já foram combatidos mais de 1.600 focos de incêndio no interior do Amazonas.

“Com a severa estiagem prevista para esse ano, fizemos o lançamento antecipado da Operação Aceiro, e já tivemos um aumento expressivo no número de incêndios combatidos, não só em Manicoré, mas nos municípios do sul do Amazonas”, acrescentou coronel Reinaldo Menezes, sub-comandante do CBMAM.

Com informações do G1