AnúncioAnúncio

Internacional

Euro/Ásia

Vladimir Putin “pediu desculpas” pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo

Putin telefonou a Ilham Aliyev e “lamentou” o trágico incidente da queda do avião e expressou "profundas condolências" às famílias das vítimas, em conversa telefónica com o presidente do Azerbaijão, segundo um comunicado da Presidência russa.


Em conversa telefónica com o presidente do Azerbaijão, Vladimir Putin “pediu desculpas” pela queda do avião da Azerbaijan Airlines no dia 25 de dezembro, matando 38 pessoas e deixando feridos 29 sobreviventes.

Putin lamentou o incidente e expressou “profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”, dá nota o comunicado emitido pelo portal da Presidência russa.

Continua depois da Publicidade

O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira foi derrubado por um sistema russo de defesa aérea. O Embraer 190 da Azerbaijan Airlines voava da capital do país, Baku, para Grozny, a capital regional da república russa da Chechénia.

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines voou por um tempo fora de sua rota programada de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Chechênia, e caiu na costa oposta do Mar Cáspio, após o que o órgão de fiscalização da aviação da Rússia disse ser uma emergência que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros.

Imagem: Reprodução

As autoridades não explicaram imediatamente por que ele cruzou o mar, mas o acidente ocorreu depois que ataques de drones ucranianos neste mês atingiram a região da Chechênia, no sul da Rússia.

O avião tentou repetidamente pousar no aeroporto de Grozny, mas segundo o Kremlin, naquele momento, “Grozny, Mozdok e Vladikavkaz foram atacados por veículos aéreos não tripulados de combate ucranianos, e os sistemas de defesa aérea russos repeliram esses ataques”.

Putin disse ainda ao presidente Ilham Aliyev que foi aberto um processo de investigação criminal.

“O Comitê de Investigação da Rússia abriu um processo criminal nos termos do art. 263 do Código Penal (violação das regras de segurança no trânsito e operação do transporte aéreo)”.

O Kremlin afirma que ambas as autoridades russa e azeri “trabalham em conjunto com representantes do Gabinete do Procurador-Geral e do Comité de Investigação da Federação Russa. Os serviços relevantes da Rússia, Azerbaijão e Cazaquistão cooperam estreitamente no local do desastre perto da cidade de Aktau”, conclui.

Ambulâncias em meio a destroços de avião que caiu no Cazaquistão – Foto: Reprodução

A investigação oficial sobre o trágico acidente ainda não está concluída. Na quinta-feira, fontes governamentais do Azerbaijão confirmaram à Euronews que uma investigação inicial revelou que um míssil terra-ar russo foi disparado contra o avião quando este sobrevoava a Chechénia.

Nesse sentido, a investigação sobre a queda do voo 8432 da Azerbaijan Airlines em Aktau está a centrar-se na arma que causou o incidente, disse o ministro do Desenvolvimento Digital e dos Transportes do Azerbaijão, Rashad Nabiyev, depois de falar com sobreviventes no Cazaquistão que disseram terem ouvido explosões quando sobrevoavam Grozny.

Com Euronews