Donald Trump se posiciona na Rotunda do Capitólio para a cerimônia de posse

Donald Trump troca comentários com JD Vance na Rotunda do Capitólio, minutos antes da cerimônia de posse – REUTERS/Kevin Lamarque/Pool

Vice-presidente eleito cumprimenta Joe Biden na Rotunda do Capitólio – Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
Não é por acaso que a cerimônia de posse acontece no Capitólio, diz Amy Klobuchar, senadora democrata
Em discurso, a senadora democrata Amy Klobuchar afirmou que, em outros países, a cerimônia de posse acontece em palácios e outros locais, mas que o fato de ser realizada no Capitólio reforça o sistema de pesos e contrapesos que vigora nos EUA.
Continua depois da Publicidade

O presidente eleito Donald Trump e sua mulher Melania Trump são recebidos pelo presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden na Casa Branca -20/01/2025 (Foto: Nathan Howard/Reuters)
Posse de Trump
- Donald Trump chega ao Capitólio para ser empossado como o 47º presidente dos EUA; a cerimônia de posse começa às 14h no horário de Brasília.
- Presidente eleito deve declarar “emergência nacional” na fronteira entre os EUA e o México, juntamente com uma série de outras ações executivas – que serão anunciadas mais tarde;
- Após o juramento, Trump fará um discurso à nação; à noite, ele deve participar de três bailes de posse;
- Nesta manhã, Joe Biden emitiu perdões preventivos para várias figuras “ameaçadas de processos criminais”, incluindo o Dr. Anthony Fauci.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, chega para um serviço na Igreja de São João no Dia da Posse de seu segundo mandato presidencial em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon
Ex-presidentes Clinton, Bush e Obama chegam ao Capitólio
A Rotunda do Capitólio continua a receber os convidados para a posse de Donald Trump, incluindo os ex-presidentes dos EUA vivos: George W. Bush, Bill Clinton e Barack Obama.
Bush estava acompanhado por sua esposa, Laura Bush, e Clinton por Hillary Clinton, mas Obama chegou sozinho. Os ex-presidentes se reuniram no início deste mês para o velório de Jimmy Carter, e Michelle Obama também não estava presente.

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton, a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, o ex-presidente dos EUA George W. Bush e a ex-primeira-dama Laura Bush chegam à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA (Chip Somodevilla/Pool via REUTERS)
Putin parabeniza Trump antes da posse e se diz aberto a negociações sobre Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, horas antes da posse de Trump em Washington e disse que está aberto ao diálogo com o novo governo dos EUA sobre a Ucrânia e armas nucleares.
Putin, que afirmou querer garantir uma paz duradoura na Ucrânia em vez de um curto cessar-fogo, fez os comentários durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia.
Cerca de 800 pessoas devem estar na Rotunda do Capitólio para a posse

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, o CEO do Google, Sundar Pichai, e o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, participam da cerimônia de posse antes de Donald Trump ser empossado como o 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025. Saul Loeb/Pool via REUTERS
Vladimir Putin parabeniza Trump em discurso e se diz aberto ao diálogo sobre Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin, que parabenizou o presidente dos EUA, Donald Trump, pela sua posse em discurso televisionado ao seu conselho de segurança nacional. O presidente russo também reconheceu o desejo de Trump de retomar o contato com a Rússia e os comentários anteriores do presidente eleito sobre fazer tudo o que for possível para evitar uma terceira guerra mundial.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Donald Trump – Foto: Reprodução
O líder do Kremlin acrescentou que está aberto ao diálogo com a administração Trump sobre a guerra na Ucrânia, e que sua posição é de que “não deve haver um cessar-fogo temporário”, mas sim uma “paz de longo prazo fundada no respeito pelos interesses legítimos de todos os povos e nações que vivem nesta região”.
“Naturalmente, defenderemos os interesses da Rússia,” disse Putin.
Público faz fila em ginásio para assistir a uma transmissão ao vivo da cerimônia de posse

REUTERS/Daniel Cole
Na medida em que se aproxima a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, mais o mercado fica cauteloso com as medidas a serem tomadas pelo republicano, que assume a presidência nesta segunda (20).
Artur Wichmann, CIO da XP, participou do episódio 148 do programa Outliers, do canal XP, com apresentação de Clara Sodré, analista de fundos da XP, e Fabiano Cintra, head de análise de fundos da XP.
Para ele, há uma grande diferença do momento atual com anterior à pandemia. “A gente viveu de 2008 até o início da Covid onde o nome do jogo era alocação de capital no mundo de juro zero. Então, tomava-se mais risco em ações, em private equity etc.”, explica.
Família de Donald Trump ao chegar à Igreja de São João em Washington, DC

A filha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, Ivanka Trump, chega para um serviço na Igreja de São João no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon

O filho do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, Eric Trump, chega para um serviço na Igreja de São João no Dia da Posse do segundo mandato presidencial de Donald Trump em Washington, EUA, em 20 de janeiro de 2025. REUTERS/Jeenah Moon