AnúncioAnúncio

Internacional

Oriente Médio

Três mulheres israelenses mantidas reféns pelo Hamas por 471 dias foram entregues à Cruz Vermelha

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu as reféns do Hamas poucas horas após o início do cessar-fogo, entre Israel e o Hamas, num local de entrega combinado. A expectativa agora é que elas sejam transportadas para território israelense num helicóptero das IDF.


Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher estiveram detidas em Gaza durante 15 meses, 471 dias. Assim que chegarem a Telavive, serão submetidas a exames médicos, segundo indicaram as Forças de Defesa Israelita.

Damari, que tem dupla nacionalidade britânica, e Steinbrecher foram capturadas por homens armados do Hamas no kibutz de Kfar Aza, onde viviam. Damari foi baleada no momento do rapto.

Continua depois da Publicidade

Romi Gonen foi raptada durante o Festival de Música Nova, em 7 de outubro de 2023. A jovem de 24 anos tentou fugir mas também foi baleada enquanto era feita refém.

O que acontece na primeira fase do cessar-fogo

A primeira fase do cessar-fogo, com início neste domingo, 19 de janeiro, deverá durar seis semanas: inclui a retirada gradual das forças israelenses do centro de Gaza e o regresso dos palestinos deslocados ao norte de Gaza. Prevê-se igualmente que Israel liberte cerca de dois mil prisioneiros detidos nas suas prisões.

A UNRWA tem 4.000 caminhões de ajuda prontos para entrar #Gaza — metade deles transporta alimentos e farinha. Ataques a comboios de ajuda na Faixa de Gaza podem diminuir à medida que a ajuda humanitária chega após um #ceasefire , diz @‌UNLazzarini.

Foto: Reprodução (X)

Segundo o acordo, seiscentos caminhões carregados de ajuda humanitária serão autorizados a entrar em Gaza em cada dia do cessar-fogo, cinquenta deverão transportar combustível e trezentos destinam-se ao norte da Faixa.

A UNRWA já anunciou que quatro mil camiões aguardam autorização para entrar na Faixa.