Internacional

Europa

Incêndio sem controle avança na costa mediterrânica da Espanha e França

Cerca de 300 bombeiros catalães e franceses estão tentando controlar o incêndio na costa mediterrânica entre os dois países.


Já foram queimados mais de 400 hectares e uma vasta área está ameaçada. O vento continua a propagar as chamas, que desvastam tudo desde a tarde de sexta-feira (04).

O incêndio começou ao sul da cidade de Portbou, zona turística que tem uma estação de comboios que permite as ligações entre Espanha e França.

Continua depois da Publicidade

O vento forte impede que os aviões dos bombeiros atuem no incêndio de Portbou – Foto: reprodução

Cerca de 700 pessoas em várias aldeias na zona estão confinadas. Outras tiveram de ser evacuadas. 180 pessoas foram já obrigadas a abandonar as residências.

Dois aviões de combate a incêndios e dois helicópteros estão a ajudar a combater o fogo, que ameaça as povoações da região.

Foto: reprodução

O diretor geral de Prevenção, Extinção e Resgate de Incêndios, Joan Delort, explicou que a aeronave de asa fixa do Corpo de Bombeiros Generalitat e do Ministério do Interior não pode operar neste sábado no incêndio de Portbou (Girona) devido ao forte tramontana que golpes na área.

Em declarações à mídia, ele explicou que os helicópteros podem voar, então dois helicópteros dos Bombers estão trabalhando na área com bombardeios de água “muito cirúrgicos”, e outros três se juntarão nas próximas horas.