AnúncioAnúncio

Internacional

Oriente Médio

Hamas liberta mais três reféns, incluindo um franco-israelense

O Hamas libertou neste sábado (1°) dois reféns que mantinha desde 7 de outubro de 2023, entre eles, o franco-israelense Ofer Calderon, como parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.


Ofer Kalderon, refém franco-israelense mantido em Gaza desde o ataque de 7 de outubro de 2023, é libertado por militantes palestinos do Hamas como parte de um cessar-fogo e um acordo de troca de reféns e prisioneiros entre o Hamas e Israel, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 1º de fevereiro de 2025 – Foto: Ramadan Abed/REUTERS

Ofer Kalderon e Yarden Bibas foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Khan Younis, no sul de Gaza, de acordo com imagens de televisão ao vivo. O Exército israelense confirmou posteriormente que estava com os dois homens. Horas mais tarde, o israelense-americano Keith Siegel foi entregue à Cruz Vermelha, no porto da cidade de Gaza.

Segundo o Hamas, Israel deve liberar, por sua vez, 182 prisioneiros palestinos.

Continua depois da Publicidade

Ofer Calderon, de 54 anos, e seus dois filhos, Erez e Sahar, foram sequestrados do Kibutz Nir Oz em 7 de outubro de 2023. Erez, então com 12 anos, e Sahar, com 16, foram libertados em novembro de 2023, durante o primeiro acordo de trégua entre o Hamas e Israel.

Suspeita sobre morte da família

Yarden Bibas foi sequestrado junto com sua esposa e seus dois filhos pequenos, Kfir e Ariel, que tinham apenas nove meses e quatro anos, respectivamente, quando foram sequestrados.

O fato de ele ter sido libertado antes do resto de sua família sugere que eles foram mortos em cativeiro, como anunciado pelo Hamas no final de 2023. O movimento palestino culpou um bombardeio do Exército israelense pelas mortes, mas ainda não houve nenhuma declaração oficial sobre eles.

Dezessete dos 33 reféns israelenses que seriam libertados durante a primeira fase do cessar-fogo, programada para durar seis semanas, já retornaram a Israel.

As negociações devem começar na próxima terça-feira para a libertação de mais de 60 reféns adicionais e a retirada do Exército israelense de Gaza, sob a segunda fase do acordo de cessar-fogo.

Após a libertação de três reféns no sábado, o Gabinete do Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu reiterou o compromisso do governo em devolver todos os sequestrados de Gaza.

Compartilhando um versículo bíblico de Jeremias, Capítulo 15, Versículo 21, o PMO disse que o governo acompanharia todos os reféns em sua jornada para se reunirem com seus entes queridos.

“E eu vos livrarei das mãos dos ímpios e vos resgatarei das mãos dos opressores”, diz a declaração.

Ofer Kalderon, Yarden Bibas e Keith Siegel – Fotos: Ramadan Abed e Dawoud Abu Alkas/REUTERS

(Com Reuters)