AnúncioAnúncio

Internacional

EUA anunciam compra de US$ 68 milhões em trigo ucraniano para o Programa Mundial de Alimentos da ONU


As 150 mil toneladas de trigo serão compradas e enviadas para países que sofrem de “fome severa e subnutrição” no Corno de África.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou na última terça-feira (16) a compra de 150 mil toneladas em trigo ucraniano no valor de US$ 68 milhões que será destinado ao Programa Mundial de Alimentos da ONU de combate à fome em países sofrem de “fome severa e subnutrição” no Corno de África (Chifre da África), também conhecido como Nordeste Africano.

Continua depois da Publicidade

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken , aproveitou a oportunidade para pedir a todos os países do mundo que aumentem sua ajuda humanitária e de desenvolvimento e apoiem os esforços de segurança alimentar e flexibilizem as restrições comerciais. “Trabalhando juntos podemos garantir a segurança alimentar global ”, assegurou o principal diplomata americano.

Nesta quarta-feira (17) o secretário-geral da ONU , António Guterres, é esparo está semana na Ucrânia, onde pretende realizar um encontro trilateral com o presidente do país, Volodymyr Zelensky e com o líder turco, Recep Tayyip Erdogan.

O encontro acontecerá na quinta-feira (18) na cidade de Lviv, e no dia seguinte Guterres visitará Odessa e seu porto, que está sendo utilizado para a exportação de grãos ucranianos de acordo com o acordo promovido pela própria organização e pela Turquia.

Posteriormente, o líder das Nações Unidas viajará a Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, em inglês) que fiscaliza o cumprimento desse pacto, explicou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

De acordo com Dujarric, Guterres viajará para a Ucrânia a convite do governo e parte do encontro trilateral com Zelensky e Erdogan deve se concentrar na revisão do funcionamento da iniciativa que possibilitou o desbloqueio das exportações de grãos pelo Mar Negro.

Além disso, o secretário-geral da ONU planeja realizar um encontro bilateral com o presidente ucraniano, no qual abordará a priori o estado geral do conflito, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação no A usina nuclear de Zaporizhia e tenta enviar uma missão de especialistas de agências internacionais para avaliá-la no terreno, disse o porta-voz.

Guterres já viajou para a Ucrânia no passado mês de Abril, no âmbito de uma viagem em que também passou pela Turquia e Rússia e em que se organizou a evacuação de civis da fábrica sitiada de Azovstal em Mariupol, que aconteceu poucos dias depois com o apoio de a ONU.

Nessa viagem, também começou a tomar forma o acordo de exportação de cereais, que levou meses para se concretizar.