Internacional

Saúde

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio aponta perda de 700 mil pessoas por ano

OMS destaca que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.


Este Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, marcado em 10 de setembro, chama a atenção para o problema de saúde pública que mesmo sendo prevenível causa a morte de 700 mil pessoas por ano.

De cada 20 tentativas de tirar a própria vida uma resulta em um caso consumado, alerta a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, que lidera eventos sobre a data em parceria com a Organização Mundial da Saúde, OMS.

Continua depois da Publicidade

Suicídios são evitáveis

Com a série de reflexões junto de organizações, governos e público, a meta é mobilizar sobre a gravidade da questão, reduzir o estigma e aumentar a consciência de que o ato pode ser evitado.

O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. Estima-se que 77% dos casos acontecem em países de baixa e média rendas.

Este ano, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é marcado sob o tema “Criando Esperança Através da Ação”
Unsplash/Dmitry Schemelev

Questões de saúde mental associadas ao problema incluem a depressão e situações relacionadas ao consumo de álcool. Há também ligação com uma tentativa anterior de suicídio em ambientes de alto rendimento, onde muitos casos acontecem de forma impulsiva durante momentos de crise.

Outros fatores de risco incluem experiências de perda, solidão, discriminação, ruptura de relacionamento, problemas financeiros, dor e doença crônica, violência, abuso, conflitos ou outras emergências humanitárias.

Famílias, amigos, colegas e comunidades

Tirar a própria vida ou uma tentativa de o fazer são atos que acabam afetando famílias, amigos, colegas, comunidades e sociedades. Para tal, a OMS alerta que a prevenção seja em nível individual, comunitário e nacional.

A agência da ONU adverte para sequelas de longo prazo nos campos social, emocional e econômico. Este ano, a data é marcada sob o tema “Criando Esperança Através da Ação”, o mesmo desde 2021.

A finalidade é destacar as alternativas existentes ao suicídio e ações que trazem esperança ou reforçam a prevenção junto a pessoas que pensam em suicidar-se ou apresentam outras dificuldades.

A OMS destaca ainda que a prevenção do suicídio é prioritária para lidar com a saúde pública, alertando para a urgência em adotar medidas para reduzir as taxas de mortalidade.

Com informações da ONU