AnúncioAnúncio

Internacional

Oriente Médio

Deserto na Arábia Saudita fica coberto por granizo. Canais de comunicação divulgaram erroneamente como sendo neve

Chuvas torrenciais e tempestade de granizo atingiram Al-Jawf transformando o cenário da região.


Vídeos circulam na internet informando uma suposta ocorrência de neve inédita nesta semana. Os vídeos e fotos do deserto cobertos de gelo viralizaram em redes sociais no Brasil e em outras partes do mundo.

Em um comunicado à imprensa, a agência de imprensa do regime saudita disse: “Chuvas fortes acompanhadas de grandes quantidades de granizo continuaram em várias partes da região de Al-Jawf desde a última quarta-feira (06), e a terra foi irrigada e os vales fluíram, o que anuncia uma atraente temporada de primavera”.

Continua depois da Publicidade

O que parece ser neve, é granizo que cobriu o deserto saudita de Al-Nafūd — Foto: Reprodução

Vídeos feitos de um veículo trafegando por uma estrada mostraram como o terreno parecia quase irreconhecível, pois coberto por camada de pedras de granizo de pequeno a médio tamanho.

https://x.com/i/status/1855113084865552439

O Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos atribuiu as últimas tempestades de granizo a um sistema de baixa pressão vindo do Mar da Arábia.

O centro meteorológico da Arábia Saudita emitiu alertas de tempo severo, prevendo chuvas fortes, granizo e ventos fortes, bem como visibilidade reduzida. Embora extremamente raro em um país que vê temperaturas regularmente passarem de 40 graus, a Arábia Saudita já experimentou queda de neve e granizo durante os meses de inverno.

https://twitter.com/i/status/1362285475789168642

Em 2021 (vídeo acima), as temperaturas na Arábia Saudita caíram abaixo de zero e uma tempestade de neve anormal atingiu a região de Aseer, onde montanhas e desertos ficaram cobertos de branco, enquanto camelos foram fotografados cercados por neve. Foi a primeira vez em quase meio século que a temperatura na região caiu abaixo de zero.