Maior parte dos casos se concentra no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Nesta sexta-feira (22) o Ministério da Saúde confirmou, 607 casos de varíola dos macacos no Brasil. A pasta afirmou que mantém contato direto com os órgãos regionais de saúde para monitorar e rastrear novos casos da doença.
Continua depois da Publicidade
Após quarenta e quatro dias do primeiro caso de monkeypox, a varíola dos macacos, o Brasil já soma 607 casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maior parte deles, 438, estão no estado de São Paulo.
Entre os casos registrados, 86 são do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 12 do Distrito Federal, 10 do Paraná, 8 de Goiás, 5 da Bahia, 2 do Ceará, 3 do Rio Grande do Sul, 2 do Rio Grande do Norte, 2 no Espírito Santo, 3 em Pernambuco, 1 em Mato Grosso do Sul e 1 em Santa Catarina.
Até o momento, São Paulo lidera o número de infectados com a varíola, com 438 casos, seguido pelo Rio de Janeiro (86) e Minas Gerais (33). Confira a lista completa:
- São Paulo: 438
- Rio de Janeiro: 86
- Minas Gerais: 33
- Distrito Federal: 12
- Paraná: 10
- Goiás: 8
- Bahia: 5
- Ceará: 2
- Rio Grande do Sul: 3
- Pernambuco: 3
- Rio Grande do Norte: 2
- Espírito Santo: 2
- Mato Grosso do Sul: 1
- Santa Catarina: 1
Segundo dados do Our World in Data, até o momento foram confirmados 15.510 casos de varíola dos macacos no mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não afirma que a doença não é considerada emergência de saúde.
O ministério afirmou, em nota, que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. O número total de casos publicados pelo Ministério da Saúde informou 13% maior do que o divulgado no dia anterior.
Apesar do nome da infecção, macacos não transmitem a varíola. A varíola dos macacos é uma doença transmitida principalmente pelo contato íntimo e troca de secreção entre pessoas.
Redação Portal CINCO