Brasil

Política

Presidente Lula adia volta ao trabalho e estende folga no RJ

Expectativa de retorno do presidente ao Palácio do Planalto era nesta quarta-feira (03). O retorno do petista a Brasília, que estava previsto para esta quarta-feira, foi adiado. Ainda não há previsão de uma nova data para a volta dos trabalhos no Palácio do Planalto.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu estender a folga da virada do ano e adiou a volta ao trabalho que deveria ocorrer nesta quarta-feira (03), no Palácio do Planalto. Um dos assuntos que aguardam o retorno do chefe do Executivo é a definição do novo ministro da Justiça que irá substituir Flávio Dino, que assume o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo mês.

Lula saiu de folga no dia 26 de dezembro e passou a virada do ano ao lado da primeira-dama Janja, na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, área militar com praias restritas e reduto escolhido por vários presidentes da República. A previsão era de que a volta ocorresse nesta quarta-feira (03), mas além da ausência do presidente no Palácio do Planalto, a agenda do chefe do executivo também permaneceu vazia. Nesta quarta, o presidente divulgou nas redes sociais um registro na praia.

Continua depois da Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu estender a folga da virada do ano no Rio de Janeiro – Foto: reprodução

Assessores do presidente ainda não sabem se o retorno aos trabalhos vai ocorrer na quinta-feira (04) ou somente na próxima semana, para o ato marcado para relembrar os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Essa, inclusive, é a data em que o ministro da Justiça, Flávio Dino, deverá deixar o cargo e voltar para o Senado, onde vai aguardar o fim do recesso do judiciário para tomar posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, prevista para o dia 22 de fevereiro.

Quando teve o nome aprovado pelo Senado, no ano passado, Dino informou que o substituto deveria ser anunciado nas primeiras semanas de 2024.