O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (10/11), alerta vermelho de grande perigo, devido à atuação de uma onda de calor que atinge o país. O fenômeno ocorre em ao menos seis estados, além do Distrito Federal.
O aviso vale até a próxima quarta-feira (15/11), às 23h59. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.
Continua depois da Publicidade
No DF, estão previstas marcas acima de 36°C. Previsões para este sábado (11/11), o alerta foi laranja, de perigo, em virtude da baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico, com início previsto para as 12h, é usado para indicar umidade entre 12% e 20%.

Foto: reprodução
“Os termômetros podem passar dos 36ºC. Estamos monitorando as máximas. É esperado que as temperaturas fiquem de 3°C a 5°C acima da média dos registros dos anos anteriores na maior parte do país. Se isso acontecer por três dias consecutivos, vamos estabelecer aviso amarelo de onda de calor no DF. Até o momento, isso não ocorreu”, explica a meteorologista Dayse Moraes.
A onda de calor intenso é ocasionada pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.
Durante esse período, a população pode sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. As altas temperaturas e a baixa umidade oferecem alto risco à saúde; por isso, é importante manter-se hidratado — com atenção especial para crianças, idosos e animais.
Com inofrmações do Metrópoles