AnúncioAnúncio

Brasil

Distrito Federal

Fábrica de sementes furta energia suficiente para abastecer 200 casas

Empresa de Planaltina construiu rede 100% clandestina para reduzir valor das contas de energia de forma criminosa.


A Neoenergia Brasília realizou, em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), uma operação coordenada contra o furto de energia praticado por uma fábrica de sementes em Planaltina, nesta quarta-feira (19/2). O nome da empresa não foi divulgado.

A estimativa é que, para reduzir, de forma criminosa, as contas de luz, a empresa furtou 30 mil kWh. Isso seria suficiente para abastecer mais de 200 residências pelo período de 30 dias.

Continua depois da Publicidade
Ao chegar ao local, as equipes da Neoenergia Brasília identificaram que a empresa construiu uma rede 100% clandestina.

Toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. Os “gatos de luz” foram retirados e o cliente, regularizado.

Os responsáveis legais da fábrica de sementes responderão pelo crime de furto de energia. Já o responsável por instalar a rede clandestina foi localizado e intimado a prestar depoimento na PCDF.

Combate aos “gatos”

Ao longo do ano de 2024, mais de 2 mil clientes que estavam utilizando a energia de forma irregular, na maioria dos casos ligados direto na rede de distribuição, foram regularizados pela distribuidora. Isso significa, em média, oito regularizações por dia.

No total, foram 86 milhões de kWh de energia recuperada no período e o suficiente para abastecer todas as casas e comércios de Samambaia por um mês. Em 2023 foram recuperados 68 milhões de kWh.

“Nosso trabalho tem como finalidade regularizar os clientes para que possam consumir a energia de forma regular, com segurança e sem interferir na qualidade da distribuição de energia elétrica”, explica Wilson Matias, supervisor de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília.

Além das inspeções e regularizações dos novos clientes, a Neoenergia promoveu a substituição de 33 mil medidores de energia elétrica por novos. Esses equipamentos foram instalados no lugar dos aparelhos que estavam danificados ou no limite do uso.

Denuncie

A Neoenergia reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

As denúncias são feitas, de forma anônima, nos canais de atendimento da empresa, por meio do telefone 116 ou presencialmente em uma das lojas de atendimento da Neoenergia.